O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Escola comemora, em 2011, dez anos de atuação na reabilitação de pessoas que apresentam quadro de transtornos mentais. O serviço, proposto pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), é um dos campos de estágio que compõem o serviço de Psicologia da Instituição.
Aproximadamente 80 alunos das áreas de Psicologia, Pedagogia, Filosofia, Enfermagem, Serviço Social, Fisioterapia e Tecnologia em Design de Moda da UCPel realizam estágio no CAPS Escola, trabalhando com grupos e oficinas. Ao atender pacientes e ensinar alunos, o CAPS Escola segue a tendência atual da Psicologia de aproximação e inserção no sistema de saúde, principalmente na saúde pública.
A acadêmica do oitavo semestre do curso de Psicologia Munique Fernandez atua semanalmente na oficina de música, no atendimento individual e na coordenação de grupos de medicação. Para ela, que primeiro trabalhou na área hospitalar, a experiência foi decisiva. “Estou há dois meses auxiliando aqui e isso está contribuindo para minha formação e para minha escolha’, disse a aluna.
De acordo com a coordenadora do CAPS Escola, psicóloga Valéria Nogueira, a proposta do CAPS é tornar o sujeito o protagonista de seu tratamento. “Mudamos o foco centrado no hospital para uma visão mais ampla, trabalhando com a visão social, a inclusão, a inserção e a autonomia, considerando que se trabalha com a integralidade”, disse Valéria. Em média, são feitos 1.300 atendimentos por mês e o CAPS possui 220 pessoas cadastradas. “É uma gratificação para os profissionais que trabalham em função das novas possibilidades de viver que as pessoas vão construindo”, salientou a psicóloga.
Os dez anos do CAPS Escola foi celebrado pelos servidores, usuários e parceiros de atividades, juntamente com a Festa do Dia do Amigo, em 20 de julho.
Criação
Na implantação dos CAPS em Pelotas, em 08 de junho de 2001, foi inaugurado o CAPS Escola, em frente ao Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica (HUSFP/UCPel) e em 2009 mudou-se para o atual endereço na General Osório, 500, melhorando a proximidade com a Universidade e a acessibilidade dos pacientes.
O CAPS Escola atende pessoas das áreas central, COHAB I e II, Sanga Funda, Arco-Íris e zona rural. O CAPS é mantido pela UCPel, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e compõe a rede de Saúde Mental de Pelotas.