/ Notícias / Campanha de vacinação contra a gripe chega à UCPel
Campanha de vacinação contra a gripe chega à UCPel
27.04.2016 | 12:34 | #institucional
Campanha de vacinação contra a gripe chega à UCPel
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) será um ponto de vacinação contra a gripe no dia 11 de maio. A ação ocorrerá no saguão do Campus I, das 9h às 20h, e será destinada aos grupos prioritários da campanha nacional: crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, gestantes, idosos, imunossuprimidos e transplantados, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde.
 
Conforme explica a professora da UCPel e coordenadora da atividade, Ana Lúcia Soares de Azevedo, a vacina ofertada pela rede pública é a trivalente e protege contra os subtipos do vírus da gripe Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. “A vacina é contraindicada para as pessoas com alergia grave a ovo, pois pode conter ovoalbumina, uma proteína responsável por reações alérgicas”, alerta. 

Além da UCPel, que ofertará a vacina no dia 11 de maio, usuários do sistema público de saúde já podem obter a dose no Centro de Especialidades, localizado na rua Voluntários da Pátria, 1.428, e também nas 37 Unidades Básicas de Saúde (UBS) existentes em Pelotas. Na Católica, a vacinação ocorrerá no saguão do Campus I, rua Gonçalves Chaves, 373. 

Como evitar a gripe 

Existem algumas recomendações preventivas que podem reduzir o risco de contrair a doença. Lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool, assim como evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes são algumas delas. Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo e não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal também são orientações divulgadas pelo Ministério da Saúde. 

Fique atento aos sintomas 

Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38/39 graus e de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarréia. 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?