Emoção, desejo de sucesso para quem chega, homenagens para quem sai. Assim foi a posse do novo diretor de gestão do Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel), Valdir Schäffer, na manhã desta segunda-feira (4). O novo gestor recebeu o cargo de Elói Tramontin, que parte para um novo desafio profissional após 12 anos de casa. Tudo permeado por votos de que o São Francisco continue sua trajetória positiva.
“Agradeço a Deus pela oportunidade de emprestar meu trabalho a essa instituição tão importante para a vida das pessoas”, despediu-se Tramontin, classificando São Francisco como um desafio duradouro em sua vida.
O bom trabalho em situações adversas, a composição do planejamento estratégico, a união e a construção de uma nova mentalidade em ensino e assistência foram elementos ressaltados pelo então diretor, que agradeceu às pessoas e entidades que estiveram ao lado do Hospital nesse período.
O novo diretor fez referência ao livro bíblico de Samuel, personagem que responde ao chamado de Deus colocando-se a serviço. “Fazer saúde no nosso país é muito difícil. Mas a UCPel e a Igreja entendem que é possível. Quem sabe, com a divindade do ‘fazermos juntos’, seremos modelo nacional e faremos as pessoas mais felizes”, disse.
Schäffer também mencionou o retorno ao convívio dos colegas do Hospital, onde atuou por quase 13 anos e exerceu as funções de gerente de Hotelaria – que engloba setores como Nutrição, Farmácia, Lavanderia e Higienização -, além de gerente de Suporte à Gestão e Logística. “Estou certo de que só, nada será possível. Mas se caminharmos juntos, chegaremos a metas e objetivos traçados. Conto com todos”, afirmou.
A secretária de Saúde, Arita Bergmann, teceu elogios a Tramontin e disse que neste período o São Francisco passou por muitas transformações e projetos que terão continuidade. “A Administração Municipal tem a expectativa de que continuaremos juntos traçando metas, prestando serviços, colhendo bons frutos e resultados. Juntos somos fortes e capazes”, pontuou.
Novo tempo
O reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior, agradeceu a Tramontin pela história que construiu – que nasceu como sonho e se transformou em ações concretas. A Schäffer, o reitor fez um pedido: que cuide das pessoas e aposte no planejamento estratégico. “Um cargo não traz poder, nem liderança. Isso se constrói com exemplo: dizer e fazer. Valdir é um especialista nisso. Tem o conhecimento do funcionamento de cada setor do São Chico, sabe os vícios e virtudes de cada um, e é mestre em mobilizar o que cada um tem de melhor”, afirmou.
O chanceler Dom Jacinto Bergmann foi o encarregado da bênção – ato que significa a garantia da presença de Deus. “No São Francisco, queremos colocar Deus sempre presente. Que possamos caminhar com a bênção de Deus”, disse.
Homenagem e incentivo
Após a cerimônia, foi inaugurada a foto de Elói Tramontin na Galeria dos Diretores do HUSFP, ao lado do diretor de Assistência, Sílvio Reis, e do diretor Técnico, Ernesto Nunes.
E, para simbolizar o estreitamento de laços entre a UCPel e o HUSFP, na ocasião o reitor anunciou a concessão de bolsas de estudos a colaboradores do HUSFP no percentual de 50%.