Um projeto experimental do curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) transformou a 5ª Bienal da Imagem em revista. Os alunos do sétimo semestre de Jornalismo Taiane Volcan, Ana Paula Flores e Fernando Valente, desenvolveram esse trabalho com objetivo de resgatar as histórias da Bienal, abordando os principais projetos que fizeram parte do evento ocorrido entre 15 e 17 de junho.
A orientação ficou a cargo do professor Michael Kerr e todas as matérias foram produzidas com base nas oficinas oferecidas nesta edição. Infelizmente o custo para imprimir uma tiragem muito grande foi alto, então, a fim de disponibilizar a edição a todos os interessados, o trabalho foi publicado digitalmente. Apenas algumas cópias foram impressas, com verba das inscrições da Bienal.
A motivação da aluna Taiane Volcan ao desenvolver o projeto experimental foi de criar um material que sirva de memória para o evento. Nos anos anteriores, poucos registros foram feitos e muita coisa acabou se perdendo. A ideia foi, também, propiciar que os alunos dos primeiros semestres possam conhecer mais sobre o que ocorreu e, assim, tenham interesse em participar das futuras edições.