O espaço em frente ao Campus I da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) está mais colorido nesta terça-feira de sol. Neste dia 08, ocorre mais uma edição da Feira Mensal de Economia Solidária Bem da Terra. Quem passar pela feira pode conferir o trabalho de grupos e associações que contam com assistência do Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas da Universidade (Nesic).
Entre produtos de jardinagem, alimentos feitos em casa e artesanato, os visitantes já podem até sentir o clima de Natal. Várias bancas já apresentam opções de presentes para o 25 de dezembro, além de enfeites para toda a casa. Fora isso, os comerciantes sentem o aumento de público com os dias cada vez mais quentes. “Com o sol, as pessoas saem mais de casa e o passeio se torna mais prazeroso”, opinou a expositora Luisa Bandeira.
Mara Ribeiro expõe há um ano no Bem da Terra. Ela vende pães, merenguinhos – simples, recheados e com cobertura –, bolos, cucas e bolachas. Para ela, a feira tem tido papel fundamental na divulgação de seu trabalho e na conquista da clientela. “A cada mês, minhas vendas aumentam, minha banca cresce e tem clientes que conquistei aqui e que compram toda a semana, quando exponho na feira da [avenida] Bento Gonçalves”, afirmou.
Para o também expositor Ricardo Petri, a visão positiva da feira, como ferramenta divulgadora, não muda. Ele mora no Sítio Maritá, há 35 quilômetros de Pelotas, e diz que a viagem vale a pena. “Vejo que hoje as pessoas entendem melhor nosso trabalho e procuram nossos produtos.” Em sua banca, são vendidos produtos orgânicos produzidos a partir da permacultura, que consiste em um design consciente da relação de trabalho do homem com a natureza. Segundo a comunidade do Sítio, a permacultura envolve a integração de princípios ecológicos, ética e valores de trabalho com a natureza e o contexto detalhado e especificações práticas da vida do local.
Com o sucesso e as boas vendas da feira, os expositores do Bem da Terra participarão, em dezembro, da 1ª Feira Regional Sul de Economia Popular Solidária, que ocorre juntamente com a 2ª Feira de Economia Popular Solidária do Rio Grande. Segundo Adão Silveira, participante e um dos coordenadores da feira, o evento “é uma oportunidade de dar vazão ao trabalho dos expositores”, além de oportunizar a maior geração de lucros aos comerciantes.
Os produtos da Feira Mensal de Economia Solidária Bem da Terra são comercializados sempre nas segundas terças-feiras de cada mês, em frente ao Campus I da Universidade (rua Gonçalves Chaves, 373), das 9h às 19h.