Apresentar e debater as principais mudanças da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é a proposta da 14ª edição do Encontro Regional de Educadores Infantis da Universidade Católica de Pelotas (EREI/UCPel). De 29 a 31 de outubro, 350 participantes terão contato com os cinco novos campos de experiência abordados pelo documento de caráter normativo.
Aprovado no final de 2017, o BNCC dá diretrizes para orientar a elaboração dos currículos do ensino infantil e fundamental das redes municipais, estaduais e federais, nas escolas públicas e particulares. Até final de novembro, o documento será homologado com inclusões que levam em consideração a cultura gaúcha. “Em 2019 os municípios precisarão estudar as alterações para implantá-las em 2020, por isso a importância do aprofundamento sobre as alterações”, explica a coordenadora do EREI, Luiza Helena da Silveira.
Além do debate sobre o BNCC, na programação do EREI consta a realização de 13 oficinas, momentos culturais e relatos de experiências de profissionais e acadêmicos. A abertura do evento, dia 29, às 10h30, no Auditório Dom Antônio Zattera, ficará a cargo do diretor do Instituto Superior de Formação Humanística da UCPel, Dom Ricardo Hoepers. O tema tratado será a formação humanística na Educação Infantil.
Outro destaque da programação será a comemoração dos 60 anos do curso de Pedagogia da UCPel, no dia 31 de outubro, às 20h, também no Zattera. Professores e egressos que fizeram parte da trajetória da graduação – uma das mais antigas da UCPel – serão convidados.
A programação completa do evento está disponível no
site . As inscrições estão encerradas.
Redação: Rita Wicth – MTB 14101