Quase 20 anos distanciam as idades de dois importantes personagens da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O mais experiente, Alencar Mello Proença, cumpriu seu papel como Reitor por 12 anos, tendo utilizado sua bagagem de vida e como advogado em sua gestão para posicionar a Universidade, dentre 87 Instituições privadas, como a 13ª melhor no Brasil. O mais novo, o médico José Carlos Bachettini Júnior, acompanhou um pouco dessa experiência como Vice-Reitor. E na última sexta-feira (27) foi empossado no lugar de Alencar, assumindo a responsabilidade de representar o cargo máximo na administração da UCPel e, assim, recebendo a oportunidade para deixar um legado em nome próprio. A solenidade ocorreu em um auditório Dom Antônio Zattera lotado, com a presença de diversas autoridades e lideranças locais, colaboradores e interessados em prestigiar esse momento tão significativo para a Instituição.
Pouco antes, realizou-se Missa em Ação de Graças para marcar a transição. Boa parte dos convidados à solenidade compareceu também à celebração e o pequeno espaço da Capela Central da Universidade ficou completamente lotado. O Arcebispo de Pelotas e Chanceler da UCPel, Dom Jacinto Bergmann, foi quem depositou sua confiança no novo reitor, ao designá-lo ao cargo. Na Missa, presidida por ele, realizou a prece de São Francisco de Assis, que, afirmou, exprime os desejos da comunidade acadêmica para os anos que virão.
A Posse
Por volta das 19h o evento de transmissão do cargo se iniciou, as autoridades presentes compuseram a mesa e o então Reitor Alencar Mello Proença subiu ao púlpito para fazer seu discurso de despedida. Emocionado, realizou uma breve retrospectiva de seus anos no cargo, relembrando alguns êxitos e algumas dificuldades enfrentadas, sempre reforçando o trabalho em conjunto aos seus parceiros para superar os desafios. A crise no curso de Medicina em 1999, que ameaçou ser fechado à época e hoje é um dos mais fortes dentre as Instituições privadas no Estado, foi um dos pontos marcantes do discurso. Encerrou, dirigindo-se à Bachettini e desejando bons votos para sua gestão. Foi aplaudido de pé por quem prestigiava o evento.
A juventude do novo Reitor cria expectativa para grandes mudanças na Universidade. Nas próprias palavras de Alencar, a competência e visão moderna de administração de Bachettini irão marcar uma nova era dentro da UCPel. Após leitura de sua profissão de fé, assinatura do termo de posse e troca da pelerine branca – que representa a soma de todas as áreas do conhecimento -; Bachettini discursou sobre o desafio de assumir o cargo e apresentou, oficialmente, os cinco pilares de sua gestão: ser uma Universidade de ensino/aprendizagem de qualidade reconhecida; ser um centro de conhecimento de referência; ser agente promotor de inovação social e cultural; ser uma comunidade aberta, unida e sustentável com base na identidade cristã; e Governança.
O compromisso com os interesses da Universidade, em detrimento de interesses pessoais, foram ressaltados pelo novo Reitor como fundamentais para a nova gestão. “Não podem existir divisões entre unidades de negócio e unidades de apoio”, pontuou. Estes serão, nas palavras do próprio, os principais desafios que os Pró-Reitores designados durante a solenidade – Patrícia Haertel Giusti, Pró-Reitora Acadêmica e Eduardo Luiz Inssauriaga do Santos, Pró-Reitor Administrativo – precisarão enfrentar: equilibrar o acadêmico ao financeiro. Bachettini também destacou a necessidade de comprometimento e colaboração das comunidades internas e externas como fundamentais para que os pilares de sua gestão possam ser mantidos em pé. “O melhor valor do ambiente acadêmico é a relação entre as pessoas”, completou.