Requisito para a obtenção do título de mestre em Ciência da Computação na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o trabalho “Heurísticas para Ordenação e Particionamento de Coeficientes em Arquiteturas de Filtros FIR” foi defendido por Ângelo Gonçalves da Luz, no dia 22 de março. Como avaliadores, estiveram presentes na banca da dissertação o professor Felipe Martins Muller, reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e o professor da UCPel Sérgio José Melo de Almeida.
Orientada pelos professores Eduardo da Costa, também da Católica, e Marilton Aguiar, da Universidade Federal (UFPel), a dissertação teve como idéia principal a implementação de algoritmos baseados em heurísticas para encontrar a melhor ordenação e particionamento de filtros de resposta finita ao impulso (FIR).
Conforme o orientador, devido às características destes filtros, que envolvem multiplicações de dados de entrada com coeficientes apropriados, em uma operação conhecida como convolução, a busca pela melhor ordenação e particionamento destes coeficientes pode contribuir para a redução da atividade de chaveamento nos barramentos de dados, o que resulta na redução do consumo de potência nos filtros.
De acordo com Costa, a importância do estudo de técnicas de redução de potência em circuitos como filtros FIR deve-se ao fato destes circuitos serem amplamente utilizados em equipamentos eletrônicos operados por baterias, tais como telefones celulares, equipamentos biomédicos portáteis, notebooks e handhelds. “Desta forma, a redução do consumo de potência em um filtro FIR tem um impacto direto na redução de potência dos circuitos internos destes equipamentos, o que por sua vez permite o aumento do tempo de vida útil das suas baterias internas”, explicou.