O Serviço de Assistência Judiciária Gratuita da Universidade Católica de Pelotas (SAJ/UCPel) retomou, nesta quinta-feira (17), a distribuição de fichas para atendimento à comunidade em geral. Os serviços jurídicos prestados pelo SAJ englobam as mais diversas questões, como direito de família, de sucessões, previdenciárias, fiscais, entre outras. Alunos do curso de Direito da UCPel atuam no setor juntamente com profissionais da área, assistente social e professores.
De acordo com a coordenadora do SAJ, professora Aline Delias de Souza, são distribuídas noventa fichas por semana para atendimento às quintas-feiras, às 8h e 14h, e às sextas-feiras, às 14h. Uma triagem é feita depois de ouvida e avaliada a demanda em questão. A partir daí, o assunto é encaminhado ao aluno do curso para que ele atue no processo.
A coordenadora enfatizou, ainda, que os estudantes participam de forma dinâmica e direta na tramitação dos processos. “Os alunos atendem os clientes, acompanham os professores e realizam audiências. Temos compromisso com a comunidade e o aluno sabe da sua responsabilidade, pois está lidando com problemas reais. O SAJ funciona como um grande escritório de advocacia”, disse Aline.
Podem procurar o serviço de forma gratuita aqueles que têm renda pessoal de dois salários mínimos ou renda familiar de três salários mínimos. O setor também está retomando os atendimentos a clientes novos nos municípios de Canguçu e Piratini, onde a UCPel mantém o mesmo serviço. Mais informações pelo telefone (53)2128.8070.