Assembleia reúne comunidade assistida pela UCPel
12.08.2010 | 16:06
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promove, no dia 13, uma Assembleia com os moradores do bairro Getúlio Vargas, em Rio Grande. A Católica é responsável pelo projeto técnico social do programa de reassentamento de famílias do local. A reunião será às 19h, na Escola Juvenal Müller.
Na Assembleia, será apresentado o trabalho desenvolvido pela Equipe Técnica Social. Também haverá o planejamento das próximas atividades, que incluem cursos de capacitação, oficinas, encontros, entre outros. Serão repassadas informações sobre o andamento da obra no bairro, e haverá escolha de representantes das comissões de acompanhamento da obra e do trabalho técnico social.
A Assembleia terá participação das Secretarias Municipais de Rio Grande envolvidas no Projeto, representação da Caixa Econômica Federal, da empresa responsável pela construção dos apartamentos e da UCPel.
De acordo com a comissão da Católica, a participação dos moradores cadastrados é importante para que estejam informados sobre o andamento do projeto e possam fazer parte efetiva das ações.
Intervenção
Por meio dos cursos de Serviço Social e Psicologia, a UCPel realiza plantões sociais, atendimentos e acompanhamento às famílias do Bairro Getúlio Vargas, com a intenção de promover melhores condições de vida e ampliação da autonomia e cidadania dos moradores.
O Projeto
O convênio entre a UCPel e a Prefeitura Municipal de Rio Grande foi assinado em 2008, em função da ampliação do porto de Rio Grande. O processo de expansão previa o aumento da área de estacionamento de veículos de importação e exportação, além de cumprir exigências internacionais de segurança com isolamento do local, o que motivou o deslocamento da comunidade que mora no bairro. O projeto contempla a construção de um conjunto residencial que passará a ser a nova casa dos moradores. O papel da Católica é fazer a sustentação social do remanejo da população.