“Permaneçamos unidos na fé, firmes na Igreja”: este é o pedido aos fiéis feito pelo Arcebispo de São Paulo, Card. Odilo Pedro Scherer, antes de entrar em Conclave.
Em entrevista à Rádio Vaticano, eis o que disse:
Neste momento, o que tenho a pedir aos fiéis é exatamente isso: permaneçamos unidos na fé, firmes na Igreja. A Igreja é assistida pelo Espírito Santo, a Igreja é governada em última análise pelo seu Supremo Pastor, Jesus Cristo, que disse: ‘Eu estarei sempre com vocês. Portanto, permaneçamos unidos a Cristo, na Igreja. Com confiança e serenidade, nós vamos vivendo este momento, deixando-nos conduzir pela ação do Espírito Santo, naturalmente levados a fazer o melhor de nossa parte, cada um. Na consciência reta de seremos dóceis e fiéis ao Espírito Santo, naquilo que Ele quer fazer através das mediações humanas.
Já o Arcebispo de Aparecida, Card. Raymundo Damasceno Assis, pediu que aos fiéis que intensifiquem suas orações a Nossa Senhora: Nossa Senhora é a Mãe da Igreja, como diz o Vaticano II na Lumen Gentium, no capítulo oitavo. Ela esteve presente desde o momento em que a Igreja surgiu. Eu creio que nesse momento Nossa Senhora está intercedendo pela Igreja para que o Conclave seja um verdadeiro Pentecostes também, no sentido que devemos estar abertos ao Espírito Santo, abertos à sua ação, aos seus impulsos, para que de fato nós tenhamos o Papa que está dentro dos planos de Deus para a sua Igreja – um Papa que corresponda à vontade de Deus para a Igreja no momento atual. Nossa Senhora não pode, é claro, neste momento deixar de interceder de uma maneira muito particular pela Igreja. Eu pedi, quando sai de Aparecida para vir a Roma, aos nossos peregrinos para que intensificassem suas orações, pedindo a Nossa Senhora que continuasse protegendo a Igreja e, sobretudo neste momento, que Ela tivesse junto de nós, juntos dos cardeais, invocando sobre eles o Espírito Santo.
Fonte: Rádio Vaticano