Uma estudante que dedica-se à arte de curar e à de desenhar é a nova expositora da Galeria de Arte da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Júlia Geller Eidt, 22 anos, acadêmica do quarto ano de Medicina, apresenta as obras que criou inspiradas nas peças anatômicas que desenhava como método de aprendizagem. A mostra, batizada de Ars longa, vita brevis (arte longa, vida breve) - uma frase do pai da Medicina, Hipócrates -, estará até o dia 1º de abril no saguão da UCPel.
Júlia sempre teve contato com o mundo do desenho. Pai, tio e irmão também têm talento com o grafite. Porém, conta, ela demorou a desenvolver o gosto por essa arte. Quando ingressou em Medicina, em 2013, e teve contato com a disciplina de Anatomia, usou o desenho como uma forma de estudo. Em vários seminários os utilizou como método didático de apresentação. E, no decorrer do primeiro ano de faculdade, disse, foi descobrindo que a Medicina não é apenas ciência e teoria, mas que tem várias semelhanças com o mundo das artes e que por isso muitos a chamam de “A Arte de Curar”. "Técnica, prática, sentimento, talento, dom, cuidado, dor... Arte e Medicina, várias semelhanças. O andar do curso foi me inspirando. Vendo a perfeição e a beleza da anatomia, a destreza das técnicas cirúrgicas, a dor das patologias...", observou.
Para Júlia, a Medicina vai continuar a inspirar, a ela e aos colegas. "Não apenas para as artes mas também para que sejamos, no final dos seis anos, artistas da arte de curar", afirmou.
Visitação
A Galeria de Arte da UCPel fica no saguão do Campus I (rua Gonçalves Chaves, 373) e funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.