É desde pequeno que se formam os bons hábitos. As 70 crianças atendidas no Lar da Criança São Luiz Gonzaga têm na ponta da língua todos os malefícios causados pelo tabagismo. A exposição contra a droga integrou as comemorações de 34 anos do Lar, que além de ter trabalhado a temática do cigarro, também desenvolveu outra exposição que contempla todas as atividades desenvolvidas pelos alunos no espaço.
As ações antitabagistas são exercitadas o ano inteiro junto aos pequenos, mas foram intensificadas devido ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, que ocorreu no dia 29 de agosto. “Sempre trabalhamos temáticas que demonstrem a importância de manter hábitos saudáveis”, explica a professora do espaço, Jaqueline Silveira.
E as crianças, criativas e habilidosas que são, desenvolveram cartazes com imitações de baganas de cigarros associadas a frases sobre os malefícios que o hábito de fumar provoca, desenharam imagens proibindo o fumo, pintaram um pulmão "doente" e um coração "triste", além de também terem realizado teatro e dança envolvendo a temática.
Para o coordenador do programa UCPel Mais Saudável, Roni Quevedo, as crianças entendem bem o que é perigoso e também são disseminadoras destas informações junto aos seus familiares. “Essas informações, associadas à criatividade da criança, encontram um momento oportuno para a promoção da saúde”, diz.
A outra exposição também confeccionada pelos pequenos demonstra o quanto o Lar é querido e seu espaço importante para proporcionar um crescimento saudável. “Nossas crianças têm atividades como educação física, hora do conto, culinária, capoeira, informática, educação ambiental e responsabilidade social”, conta a diretora do Lar, professora Bianca Santos.
O próximo projeto que a escola pretende retomar é a horta, para que as crianças aprendam a plantar, acompanhar o crescimento de verduras e legumes, tenham a experiência de colher e degustar o alimento ainda fresquinho.