Um grupo de onze alunos do curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), acompanhado pelos professores Samuel Chapper e Marcelo Moura, esteve na cidade de Santiago, no Chile, para participar da nona edição das Jornadas Interuniversitárias de Direito Constitucional e Direitos Humanos. No evento, apresentaram dois trabalhos, tendo um deles, o “Análise do projeto da lei da Ficha Limpa”, recebido dois prêmios: um por trabalho mais original e outro por melhor exposição.
Ao todo estiveram participando das Jornadas, entre os dias 31 de agosto e 03 de setembro, 33 universidades de diversos países. Foram dois eixos de trabalhos com a oferta de seis premiações cada. O trabalho dos alunos da UCPel foi premiado nas duas categorias nas quais estavam qualificado a participar. Outro diferencial foi na apresentação, realizada totalmente em espanhol.
Na manhã da última quinta-feira (08), sete alunos representantes do grupo, juntamente aos professores responsáveis pelo projeto, estiveram no gabinete do reitor, Alencar Mello Proença, para fazer a entrega formal dos prêmios. As estudantes do décimo semestre Bruna Alt e Muriel Leal foram quem entregaram às mãos do reitor os méritos recebidos. “Fiquei feliz e, ao mesmo tempo, surpresa. Fico satisfeita em representar a Universidade. Isso é uma experiência de vida, não apenas acadêmica”, disse Muriel.
Em suas palavras de reconhecimento, Proença se mostrou satisfeito com a participação dos alunos e valorizou o esforço pelos trabalhos realizados. “O prêmio não é necessariamente o que vamos buscar, mas uma apresentação séria e digna. Isso é o principal para a Universidade. Mas, ficamos felizes quando há uma materialização desse trabalho. O grupo criou prestigio fora da UCPel”, afirmou.
O professor Marcelo Moura agradeceu à Reitoria e à Universidade por acreditar nesse projeto, que já vem sendo desenvolvido há cinco anos na Instituição. Também deu crédito aos esforços dos participantes e demonstrou orgulho pelo comprometimento de seus alunos. No trabalho premiado participaram Aline Irribaren, Bruna Alt, Bruna Feira, Muriel Leal, Thaís Ferreira, Marcelo Silva e Manoela Silva. Já o “Direito à memória e à verdade do Brasil” foi apresentado pelos alunos Carolina Braga, Luiz Eduardo Riezel e Marcelo Silva.