Alunos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) que usam o cartão escolar no transporte coletivo municipal poderão fazer o recadastramento junto ao Consórcio de Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP) com mais facilidade. Nesta quarta-feira (8), quinta (9) e sexta (10), das 8h30min às 12h e das 17h30min às 21h30min, no saguão do campus I, será oferecido o processo para mais de 900 estudantes da UCPel. O objetivo é viabilizar a produção e a entrega do cartão PraTi, que substituirá o antigo cartão no novo sistema de bilhetagem eletrônica dos ônibus de Pelotas, com previsão de funcionamento a partir do dia 31 de julho.
Segundo Alexandre Kopereck, que coordena o recadastramento promovido pelo CTCP, a iniciativa de levar o procedimento à UCPel e a outras instituições de ensino da cidade pretende dar comodidade aos beneficiados, além de evitar a formação de filas e a longa espera na loja localizada na avenida Bento Gonçalves, 3.384, no Shopping Lobão. "Na sede estamos dando prioridade à confecção dos cartões para pessoas da terceira idade", explica.
Kopereck destaca que o PraTi é impresso e entregue na hora do recadastramento. Para realizar o procedimento, os estudantes da UCPel devem apresentar o antigo cartão do transporte coletivo, carteira de identidade, CPF e apenas fornecer o endereço de residência, sem necessidade de entrega do comprovante.
Conforme informações da Prefeitura de Pelotas, a data final para utilização dos atuais cartões pelos usuários que têm benefícios de passagem diferenciada ou são isentos do pagamento é 30 de julho. O bilhete eletrônico substituirá também a passagem em dinheiro. Com ele, é possível fazer a integração - o passageiro paga uma vez e pode usar mais de um ônibus, em deslocamentos de um ponto a outro da cidade.
O cartão PraTi foi concebido para estudantes, idosos, portadores de necessidades especiais, funcionários de empresas, cidadãos e turistas que, se desejarem utilizar o transporte coletivo, poderão adquirir um cartão exclusivo. "Adiantamos que para os funcionários das empresas o recadastramento não é necessário. Nós mesmos vamos fazer o processo através de nosso banco de dados e encaminhar o novo cartão direto para as empresas", alerta Kopereck.