Cerca de 50 alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Ecologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participarão do 1° Congresso de Zoologia de Montevidéu, no Uruguai. O evento ocorre entre os dias 05 e 10 de dezembro.
As alunas do curso de Ciências Biológicas da UCPel, Rosângela Marques Ferreira e Andressa Ribeiro Cardoso são as autoras de dois trabalhos selecionados para apresentação no Congresso. O primeiro trabalho é intitulado “Prevalência de hidatidose em bovinos abatidos em matadouro frigorífico sob regime do Serviço de Inspeção Federal (SIF) em municípios da Região Sul do Rio Grande do Sul/Brasil”. O segundo chama-se “Prevalência de fasciolose em bovinos abatidos em matadouro frigorífico sob regime do Serviço de Inspeção Federal (SIF) em municípios da Região Sul do Rio Grande do Sul/Brasil”. Ambos os artigos contam com a orientação da professora Maria Cecília Monteiro e a co-autoria das alunas Sílvia Gastal e Dilene Porto.
Para Rosângela, a participação num congresso internacional fortifica o aumento de conhecimento para os alunos. “É uma grande expectativa relacionar o meu trabalho com outros pesquisadores da área, possibilitando uma troca de experiência com outros alunos e professores da área da ciência”, disse.
Os coordenadores José Antônio Weykamp da Cruz, do curso de Ecologia, e Maximiano Pinheiro Cirne, de Ciências Biológicas, são os principais incentivadores para a participação dos alunos no evento. “É uma oportunidade para que os alunos abram uma janela para troca de tecnologia, aprimorando os conhecimentos que eles adquiriram na UCPel. É muito importante conhecer uma realidade de outro país, em termos de ensino e pesquisa”, comentou Cirne. O professor ainda ressaltou que, em médio prazo, a experiência da participação de um congresso no exterior poderá gerar mecanismos para obtenção de estágios e até cursos de pós-graduação no Uruguai.