Com a chamada Comece a salvar vidas antes mesmo de se formar, alunos do segundo ano de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), em parceria com o Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), promovem trote solidário. O objetivo é estimular a doação de sangue e arrecadar alimentos para o Banco de Alimentos de Pelotas, que serão doados para instituições de caridade da região. A população está convidada a se unir aos acadêmicos de Medicina e demais cursos da UCPel.
Em 2013 foram arrecadadas 2,3 toneladas de alimentos e doadas 47 bolsas de sangue. Foram 27 cadastros para doação de medula realizados. Neste ano, como explica o estudante Eduardo Silva, do segundo ano de Medicina e um dos organizadores do evento, a meta é superar estes números.
Nos dias 26 e 27 os acadêmicos já fizeram mutirões de doação de sangue. No entanto, a comunidade e outros estudantes podem doar ao Hemocentro Regional de Pelotas e à Santa Casa de Pelotas em outras datas.
No próximo sábado, dia 29, os alunos estarão coletando alimentos nos supermercados Big, Treichel e Nacional da Avenida Bento Gonçalves e rua Lobo da Costa, das 8h às 20h.
Para ser um doador, é necessário ter mais de 50 kg, portar documento com foto, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, não estar grávida nem amamentando, não fazer uso de drogas injetáveis, não ter contraído doenças sexualmente transmissíveis como AIDS, hepatites e sífilis e ter entre 16 e 69 anos (menores de 18, com autorização por escrito dos pais).