/ Notícias / Acadêmico de Letras recebe Título de Cidadão Pelotense
Acadêmico de Letras recebe Título de Cidadão Pelotense
08.07.2010 | 17:44
Acadêmico de Letras recebe Título de Cidadão Pelotense
O formando do curso de Letras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel),  Carlos Eugenio Costa da Silva, recebeu o título de Cidadão Pelotense, concedido pela Câmara Municipal. A iniciativa foi uma proposta do vereador Diaroni dos Santos. A honraria é destinada a pessoas que têm relevantes serviços prestados à comunidade pelotense. A homenagem ocorreu dia 07, no Plenário da Câmara.

Natural de Vacaria, o acadêmico reside em Pelotas há 25 anos e representa a cidade em diversos concursos inéditos de poesia por todo o país. De acordo com ele, sua intenção é levar adiante os objetivos tradicionalistas e elevar o nome do município. Com premiação em torno de 200 troféus e com três livros publicados, Silva trabalha há mais de 30 anos com a poesia, retratando temas campeiros, gauchescos e também sociais. Entre suas colocações, destaca-se o título de Campeão Gaúcho de Poesia Inédita do Encontro da Arte e Tradição Gaúcha (ENART), na cidade de Santa Cruz do Sul, em 2003. Também é destaque o prêmio de Campeão do Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, na categoria Poesia Inédita, em 2010.

Silva também criou composições poéticas e versos de apresentação para vários Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) da região e compôs a letra de muitos hinos.

Na UCPel, atua como monitor da Atividade Complementar “Técnicas de Produção Textual e Português: ler, interpretar e redigir”, além de ser pesquisador e divulgador da obra do pelotense Francisco Lobo da Costa.

O poeta ainda atua na mídia. É redator responsável pela coluna “Ronda dos Pagos”, do CTG Coronel Thomaz Luiz Osório, junto aos jornais locais. Também é atual apresentador e produtor do programa “Acordes do Pampa”, transmitido ao vivo quinzenalmente, na quarta-feira, às 20h30min pela TV UCPel.

“É uma alegria grande. Há 25 anos moro em Pelotas e sempre levei o nome da cidade. Ter agora este reconhecimento do município, para mim, é muito importante”, disse Silva.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?