Mensagens simples, mas cheias de significado estavam estampadas para receber os participantes do Seminário da Paz, organizado pelos Clubes Rotários de Pelotas e realizado na Universidade Católica (UCPel) nesta terça-feira (02). “Seja tolerante”, “paz na escola, na família, no trânsito” e “construa a paz dentro de você” saudavam quem chegava para assistir às quatro palestras da noite.
No encontro, estiveram em evidência os temas Paz no Trânsito e Mobilidade Urbana, com o diretor do Sest-Senat, Roger Lange; Paz na Educação, com o promotor da Infância e Juventude e professor da UCPel, José Olavo Bueno dos Passos; Desenvolvimento Sustentável, com o doutor em Ecologia pela Universidade da Geórgia (EUA), Antônio Philomena; e Geopolítica, com o professor, jornalista e cientista político, Cássio Furtado.
Na palestra de abertura, Roger Lange falou sobre a busca pelo equilíbrio do espaço urbano que vai oportunizar a paz no trânsito. Primeiramente, apontou, é preciso pensar no pedestre – afinal, todos desempenham esse papel em algum momento. Em seguida, a acessibilidade deve estar em foco, junto aos ciclistas, a melhora do transporte coletivo e a restrição do uso de carros. De acordo com ele, no momento em que se atingir esse equilíbrio, haverá menos motivação para desentendimentos.
A paz é o lema internacional do Rotary neste ano. O governador do Distrito 4680, Fabiano de Carvalho, explica que o tema deveria ser reverberado. “A paz é o básico de tudo e sem ela não conseguimos nada. Começa na família, passa pelo trabalho e os amigos. Só se cada um fizer a sua parte conseguiremos a paz mundial”, afirmou.
De acordo com o coordenador geral do evento e governador assistente da região seis do Distrito 4680, Paulo Dias, a intenção do encontro era plantar uma semente e lembrar que a paz não pode ser buscada ‘lá fora’. “Queremos fazer uma relação com uma avaliação do que cada um pode fazer para buscar a paz. Ela não surge se as pessoas não mudarem internamente”, disse.