O Encontro Regional de Educadores Infantis da Universidade Católica de Pelotas (EREI/UCPel) termina nesta quarta-feira (19). A edição deste ano contou com palestras, oficinas e momentos culturais. Entre os três dias de atividades, o evento teve cerca de 200 participantes.
Gabriele Neves, que é formada em Magistério e está no segundo semestre do curso de Pedagogia da UCPel, disse que ouviu muitas coisas novas e interessantes no EREI. Ela ainda destacou a forma como se identificou com o que foi abordado nas palestras. “Parece que tudo que eu ouvi fez lembrar um aluno ou uma situação que vivi em sala de aula como professora”, relatou. Para Andréa Gonçalves, também formada em Magistério, a impressão foi a mesma. “A educação infantil não é diferente em cada lugar. A prova disso foi ouvir os casos vividos por palestrantes e colegas de outras regiões e associar suas experiências às minhas”, afirmou.
Segundo a professora Luiza Helena da Silveira, integrante da comissão organizadora, uma das intenções do evento era mesmo essa: promover palestras que unissem teoria à prática e, a partir daí, desenvolver naturalmente um relato coletivo de experiências. A professora ainda destacou a importância da UCPel em ser a sede de um evento já tradicional na região. “Promovemos um evento de grande valor aos educadores, tanto que participaram pessoas de outras instituições e municípios”, disse.
Para o último dia do encontro, das 14h às 18h, a comissão organizadora do EREI organizou oficinas para serem realizadas com os participantes. As opções são Origami, Hora do Conto, Educação de Valores, Patchwork, Fantoches, Máscaras, Artes e Brincando com a Matemática. Para as 21h, está programada uma pequena celebração de encerramento.