Com o tema “Segurança no trabalho é garantia de mais saúde e produtividade para todos”, a programação da 17ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Universidade Católica de Pelotas (SIPAT/UCPel) se estende ate sexta-feira (25). A abertura oficial do evento ocorreu na tarde de segunda-feira (21) e contou com a presença de funcionários, professores e membros da reitoria da Instituição.
Na cerimônia inicial, o coordenador do Programa Antitabagismo UCPel Mais Saudável, Roni Quevedo, salientou a importância da iniciativa para a Universidade, bem como da efetiva participação e colaboração de todos. Com a palavra, o vice-reitor, José Carlos Bachettini Júnior, comparou a Instituição com um time de futebol, mas ao invés de alguns jogadores em campo, a Universidade atua com 700 pessoas na equipe. “Vamos jogar com essas 700 pessoas. Talvez em posições diferentes, mas é preciso que esses atletas estejam em forma”, alertou. “Formaremos uma corrente para um cuidar do outro”. Após, a enfermeira Lariza Kirst iniciou as palestras falando sobre o tema “Primeiros Socorros no Trabalho”. A psicóloga Lauren Severo realizou, ainda na tarde de segunda, a palestra “Integração/Motivação”.
Há cinco anos na Instituição, a funcionária da Manutenção Franciele Cassana está feliz ao participar da Sipat pela primeira vez. “Foi convidada para estar aqui e tenho muito interesse pela palestra sobre direitos trabalhistas. É uma motivação”, disse. Sissi Fischer trabalha há 16 anos no Laboratório de Informática do Centro Politécnico e confessa que há colegas que ainda não conhece na Instituição. “É a primeira vez que participo e espero que os conhecimentos daqui contribuam para um bom desenvolvimento no meu trabalho”, comentou.
Na tarde de terça-feira (22), a equipe do Chico em Ação compareceu ao Espaço de Convivência do Campus I para verificar a pressão arterial dos funcionários e medir a taxa de glicose. Para a funcionária Gabriela Castro, essa preocupação no local de trabalho é muito importante. “São coisas que não fazemos no dia a dia”, salientou. Também no Campus I foi realizada uma sessão de Ginástica Laboral.
Na manhã desta quarta-feira (23), a Capelania Universitária, em conjunto com a equipe da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), realizou missa pelos funcionários, presidida pelo capelão da UCPel, padre João Batista Storck. Para a tarde, estão previstas as palestras “Geração Y – Comportamento dos novos profissionais”, com a coordenadora do curso de Filosofia, professora Ângela Caruso; e “Direitos dos trabalhadores”, com o professor Jairo Halpern.
O encerramento das atividades da 17ª SIPAT será no dia 25, às 17h com uma acolhida cultural.
Confira a continuação da programação:
Quinta-feira, 24 de novembro
8h30min – Ginástica laboral, no Campus II;
8h45min – Ginástica laboral, no prédio Santa Margarida;
14h30min – Palestra “Alimentação saudável”, com a nutricionista Léslie Cavada;
15h30min – Palestra “Cidade universitária”, com o padre Antônio Reges Brasil;
Sexta-feira, 25 de novembro
8h15min – Ginástica laboral, no Lar da Criança São Luiz Gonzaga;
9h – Ginástica Laboral, no Campus Dr. Franklin Olivé Leite;
17h30min – Acolhida Cultural.