A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) será sede, de 15 a 17 de maio, do 17° Congresso Gaúcho de Educação Médica (CGEM). Com o tema Transformando o Ensino Médico, o congresso terá debates sobre o atual cenário brasileiro na formação médica e as perspectivas na visão de alunos, docentes e gestores.
O congresso é realizado anualmente e tem a iniciativa da Associação Brasileira de Ensino Médico (ABEM), através da ABEM Regional Sul I, que abrange todas as escolas de Medicina do Rio Grande do Sul. O evento também é voltado para profissionais da área, buscando um momento de discussão e reflexão acerca da formação médica no Rio Grande do Sul e no Brasil.
Entre os destaques da programação estão mesas redondas que abordarão assuntos relacionados ao tema Programa Mais Médicos para o Brasil e a questão do impacto para a formação médica, com a participação do professor Vinicius Ximenes, representante do Ministério da Educação (MEC), o tema Intercâmbio em Medicina, com representantes da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Universidade de Passo Fundo (UPF), acadêmicos da UCPel e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).
Também haverá o tema Ensino Integrado em Medicina, com a professora Giana Sabastiany, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e o tema Sofrimento Psíquico do Estudante, Docente e Profissional de Saúde, além do assunto Novas Diretrizes Curriculares para o Curso de Medicina, com a professora doutora Maria Helena Itaqui Lopes, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e o professor Arthur Roquete, médico e membro do Conselho Nacional de Educação.
Os alunos também poderão submeter trabalhos que se enquadrarem em algum dos eixos do tema Educação Médica, para serem apresentados nas categorias de apresentação oral e pôster durante o congresso. A data limite para submissão de trabalhos é o dia 07 de maio.
Segundo Sandro Schreiber de Oliveira, professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da UCPel e diretor da ABEM no Rio Grande do Sul, o evento é um importante momento de partilhar experiências entre todas as instituições que possuem o curso de Medicina no Estado, em especial sobre as questões que envolvem a educação médica. Também como destaca Eduardo Postal, acadêmico do terceiro ano de Medicina da UCPel e um dos organizadores do evento, a participação expressiva de alunos e professores é esperada, pela importância de estarem atualizados em relação a tudo o que envolve o tema e as novas propostas para a área.
O evento será realizado no Auditório Dom Antônio Zattera, no Campus I da UCPel. As inscrições podem ser realizadas até o dia 14 de maio. Mais informações, como valores das inscrições e a programação completa podem ser conferidas no
site do evento.