/ Notícias / UBS Sanga Funda comemora Dia das Crianças com atividades educativas
UBS Sanga Funda comemora Dia das Crianças com atividades educativas
24.10.2017 | 11:06 | #comunidade #odontologia
UBS Sanga Funda comemora Dia das Crianças com atividades educativas
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Sanga Funda presenteou na tarde de sexta-feira (22) a comunidade com uma festa em homenagem ao Dia das Crianças. Brinquedos infláveis, pipoca e algodão doce foram algumas das atividades de recreação que levaram momentos de alegria e descontração a crianças e adultos. Para garantir o sorriso dos pequenos, os acadêmicos do curso de Odontologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) desenvolveram uma oficina sobre educação e saúde, oportunidade em que ensinaram às crianças a praticar uma boa escovação.
 
A ação, proposta pela UBS, teve como finalidade oferecer um dia motivado e animado para todos os participantes. A auxiliar de saúde bucal da UBS, Suelen Lemos, enfatizou a importância de ter momentos como esse. “A equipe da Unidade é nova, então o contato com a comunidade do bairro possibilita maior interação social, o que integra os moradores com a equipe da Unidade Básica”, comenta.
 
As atividades desenvolvidas pelos acadêmicos do curso de Odontologia da UCPel, como a pintura facial, por exemplo, foram utilizadas como estratégias para chamar a atenção das crianças enquanto elas aprendiam sobre boa escovação. O acadêmico Vinicius Cabral, estudante do primeiro semestre, foi um dos voluntários do evento. Segundo ele, atividades como essa são de grande influência para a comunidade e, principalmente, para as crianças. “No Brasil cerca de 50% da população sofre de problemas bucais. Ações comunitárias auxiliam para que esse número não aumente”, explica. 
 
Betina Duarte trouxe seu filho David Duarte, de 8 anos, para a festa do Dia das Crianças da UBS. “É o segundo ano que a UBS realiza a atividade, o que torna o dia dos moradores do bairro mais alegre. Não esperava encontrar tantas atividades recreativas para meu filho. Além de brincar, ele vai voltar para casa com mais conhecimento devido às oficinas”, comenta. Já para o pequeno David, sua brincadeira predileta foi a cama elástica. “Gosto muito de festa, principalmente dos brinquedos infláveis e do algodão doce”, ressalta. 
 
A ideia de promover a iniciativa começou através da mobilização dos funcionários da UBS. Segundo a dentista da Unidade, Sinara da Costa, é de extrema importância realizar atividades que aproximem os profissionais de saúde da comunidade. “Os acadêmicos de Odontologia da UCPel estão aplicando jogos educativos, oficinas de educação e saúde. Atividades assim conseguem abranger um maior número de pacientes do que quando estamos no consultório”, informa. De acordo com a dentista, a atividade também agrega para a formação de estudantes por promover a inserção na comunidade, tão importante quanto o atendimento clínico. 
 
A comemoração teve início às 13h e ocorreu ao lado da Unidade Básica de Saúde, no CTG Unidos da Querência. Além das atividades para os pequenos, uma aula experimental de Zumba beneficiou os pais que compareceram ao evento. 

Redação: Alisson Lopes 
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?