/ Notícias / Parceria entre UCPel e Governo do Estado cria novas redes de cooperação
Parceria entre UCPel e Governo do Estado cria novas redes de cooperação
14.09.2017 | 09:47 | #comunidade #edr
Parceria entre UCPel e Governo do Estado cria novas redes de cooperação
Novas redes de cooperação começam a ser desenhadas e desenvolvidas através da parceria entre o Escritório de Desenvolvimento Regional da Universidade Católica de Pelotas (EDR/UCPel) e o Governo do Estado. Criado para qualificar empresas associadas de mesmo segmento através de ações conjuntas, o programa está sendo retomado e já atua para reunião de negócios de áreas como eventos, turismo, sustentabilidade, agroindústria, produção leiteira e gastronomia. 
 
A Rede Pelotense de Profissionais de Eventos (Reppe) é uma das redes que passa a ser acompanhada por consultores da UCPel. Com lançamento marcado para o dia 27 de setembro, o grupo já conta com 47 associados e vem realizando diversas atividades de relacionamento com o mercado. Voltada para a área de sustentabilidade, a Rede Ficus prevê seu lançamento para ocorrer durante a realização da Expofeira de Pelotas, no mês de outubro. 

De acordo com a supervisora do Redes de Cooperação na UCPel, Cristiane Tunes, a Rede Morro dos Amores, voltada para promover o turismo rural, realiza encontros para organizar a estruturação. Os segmentos de agroindústria, produtores de leite, food trucks, e restaurantes da cidade de Rio Grande encontram-se na fase de prospecção e estruturação. “Algumas estão em processos mais avançados como a realização de registro e lançamento de nova marca para o mercado. Outras estão realizando as etapas iniciais”, explica.

Os consultores Laura Bollick, Max Tim e Tayra Fagundes são os responsáveis pela realização do acompanhamento dos grupos formandos em 2017. Eles também seguem prestando consultoria para as redes Vetforte, Mais Sabor, Sul Hotéis, Rede Criança, MacSul e Rede de Suprimentos da Região Sul formadas em anos anteriores. 

Reuniões semanais para criar harmonia, diminuir o espírito de concorrência e se reconhecer como parceiro são algumas das ações que vem sendo realizadas pelos consultores. A promoção de 150 horas de cursos de capacitação, adição de novas empresas nas redes existentes, por exemplo, são algumas das metas a serem cumpridas. A criação de pelo menos 4 redes, informa Cristiane, já foi batida. 

Sobre a iniciativa

O Redes de Cooperação é desenvolvido e operacionalizado através de convênios entre o Governo do Estado e universidades regionais do Rio Grande do Sul que possuem articulação comunitária em seus territórios de atuação. O projeto é coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado e tem como objetivo fomentar a cooperação entre empresas, gerar um ambiente estimulador ao empreendedor e fornecer suporte técnico necessário à formação, consolidação e desenvolvimento das Redes. 

Redação: Rita Wicth - MTB 14101
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?