/ Notícias / Revista Sociedade em Debate do PPG em Política Social da UCPel seleciona artigos
Revista Sociedade em Debate do PPG em Política Social da UCPel seleciona artigos
Revista Sociedade em Debate do PPG em Política Social da UCPel seleciona artigos
A revista eletrônica Sociedade em Debate (http://revistas.ucpel.edu.br/index.php/rsd), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Católica de Pelotas (PPGPS/UCPel), realiza chamada para interessados em enviar artigos com enfoque de Política Social e Serviço Social até o dia 30 de setembro. De natureza acadêmica e científica, a publicação possui caráter interdisciplinar e se propõe a publicar pesquisar, artigos e discussões.

O tema “Resistência e ação coletiva em tempos de exceção” será o eixo temático da próxima edição 2018/1. O foco será a análise e a avaliação das contradições entre os princípios do Estado de direita e a prática dos estados de exceção, utilizadas como mecanismo de formulação de um campo de resistência e defesa a partir da ação coletiva e de releitura do Estado, provocada pela ação dos movimentos sociais.
 
A chamada de artigos visa estimular a apresentação de trabalhos que consistem em abordar estudos críticos e estudos decoloniais. Discutir conceitos como cidadania, participação política e o constitucionalismo com ênfase nas questões de gênero, raça e alternativas econômicas de produzir e viver são tópicos que poderão ser discutidos no próximo exemplar, comenta a editora-chefe da revista, professora Vera Nogueira. 
 
O periódico vem sendo publicado regularmente desde 1995 e, a partir da implantação do Programa de Pós-Graduação em Política Social, em 2006, entrou em uma nova etapa, visando adequar-se aos padrões exigidos pelas instituições de promoção à pesquisa e formação acadêmica. De acordo com a editora-chefe, a revista propicia aos leitores um ótimo padrão de pesquisa. “É um espaço plural, que divulga e difunde as produções científicas relacionadas às políticas sociais produzidas pelos profissionais do Serviço Social e áreas afins”, comenta.
 
Em 2006, a revista passou por um processo de reestruturação, contemplando duas questões: a endogenia das publicações, se tornando mais plural em termos de colaboradores e temáticas, e também o esquema de divulgação e distribuição, acarretando a abrangência nacional. As edição são feitas pela Educat – editora da UCPel, que possui vínculo com a Associação Brasileira de Editores Universitários (Abeu).
 
Vera comenta que a revista além de se constituir em um espaço plural, divulga, difunde e debate as produções científicas relacionadas às Políticas Sociais e ao Serviço Social. “A publicação pretende influenciar uma nova cultura acadêmica na região, colocando em debate a sociedade brasileira em suas vertentes sociais e econômicas. Pretende ainda marcar sua produção como uma perspectiva crítica aos desdobramentos pelos quais vem passando a sociedade brasileira e, especificamente, o sul do país, que vem sofrendo como todo território nacional tentativas de desmonte dos direitos sociais”, justifica. 
 
Atualmente a revista Sociedade em Debate é classificada como B2 no Qualis Capes - conjunto de procedimentos utilizados para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação, enquadradas no indicativo de qualidade – A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B4; C – com peso zero. 
 
Autores que desejam ter seus artigos publicados na revista devem se inscrever através do site http://www.vivawebinternet.com.br/projetos/eduem.uem.br/downloads/AUTOR.pdf, mesmo local em que consta o tutorial de como enviar textos para análise.   

Redação: Alisson Lopes
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?