/ Notícias / Prefeita de Pelotas apresenta os desafios e as oportunidades da gestão pública em evento na UCPel
Prefeita de Pelotas apresenta os desafios e as oportunidades da gestão pública em evento na UCPel
26.04.2017 | 14:57 | #especializacao
Prefeita de Pelotas apresenta os desafios e as oportunidades da gestão pública em evento na UCPel
A aula inaugural do MBA em Gestão Estratégica de Negócios da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) teve como tema central a gestão pública. A prefeita do município, Paula Mascarenhas, apresentou os objetivos da atual administração e as dificuldades enfrentadas para o alcance das metas estabelecidas. A atividade ocorreu na noite desta segunda-feira (24) e contou com a presença dos pós-graduandos da especialização.

Paula definiu como objetivo central do governo o atendimento das demandas da população nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, mobilidade, saneamento e cultura. Explicou do desafio que é atender todas as demandas, visto que a grande parte dos recursos fica com o governo federal. “Outras dificuldades enfrentadas pela administração são a qualidade dos serviços oferecidos, a burocracia, os prazos e a crise econômica institucional”, enumerou. 

Na avaliação da prefeita, o principal inimigo da gestão pública segue sendo a burocracia estatal, o que torna as iniciativas lentas e de difícil resolução. “Um dos instrumentos utilizados para amenizar as dificuldades é a realização de parcerias público-privada”, explicou.

A prefeita de Pelotas comentou ainda sobre a dificuldade que as pessoas têm em entender o conceito de público. Paula enfatizou que o público pertence a todos e sobre ele deve existir um sentimento positivo. Também apresentou os dois pilares do governo: eficiência e compaixão, assim como os objetivos estratégicos do governo, voltados para estabelecimento de metas, indicadores de desempenho, meritocracia, orçamento responsável, equilíbrio fiscal e busca por novos recursos.

A pró-reitora acadêmica da UCPel, professora Patrícia Haertel Giusti, lançou um desafio aos acadêmicos participantes para transformar as informações apresentadas no encontro em pesquisas e trabalhos de conclusão de curso. “Que esse encontro impulsione a identificação dos problemas existentes e sejam criados novos estudos voltados para atendimento das necessidades da comunidade”, mencionou.  

O MBA da UCPel chega a sua quarta edição em 2017. A qualificação é voltada para a formação e qualificação de gestores, privilegiando a visão empreendedora, o desenvolvimento da liderança de equipes e a busca do aumento da competitividade sustentável de micro, pequenas, médias e grandes empresas.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?