/ Notícias / Projeto Vi-vendo aplica teste de visão gratuito na UCPel
Projeto Vi-vendo aplica teste de visão gratuito na UCPel
01.09.2016 | 18:07 | #institucional #ucpel-mais-saudavel
Projeto Vi-vendo aplica teste de visão gratuito na UCPel
Em comemoração ao Dia da Alfabetização, celebrado em 8 de setembro, o projeto Vi-Vendo aplicará testes de visão em crianças entre 5 e 10 anos de idade. Os exames serão feitos no saguão do Campus I da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), das 9 às 11h e das 14 às 16h. A oferta é gratuita, mas a colaboração, com entrega de um quilo de alimento não perecível, é bem-vinda.

Todas as crianças com a faixa etária contemplada podem comparecer. No teste de visão é utilizada a Escala de Snellen e através dela as crianças são informadas se têm ou não problemas.  A aplicação é simples, de baixo custo e pode ser feita em cerca de dois minutos. É preciso utilizar uma tabela (escala que utiliza a letra E em diversas posições), que deve ficar a cinco metros da criança. O local também deve ser tranquilo e bem iluminado. 

Caso a aplicação aponte algum problema, ela deve ser repetida em um outro dia, por outra pessoa. Através do teste, que pode ser feito por qualquer pessoa treinada, suspeitas de déficit visual podem ser detectadas e preventivamente tratadas. 

O exame faz parte do programa UCPel Mais Saudável e virou projeto de lei, aprovado pela Câmara de Vereadores de Pelotas. No entanto, ainda falta regulamentação pela Prefeitura de Pelotas, que determinou a realização de estudo e planejamento para a implantação do programa com segurança e eficácia.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?