/ Notícias / Zona Sul ocupa segunda colocação em ocorrências de abigeato
Zona Sul ocupa segunda colocação em ocorrências de abigeato
Zona Sul ocupa segunda colocação em ocorrências de abigeato
Mesmo ocupando a segunda colocação no número de ocorrências de abigeato em 2017, a Zona Sul não será contemplada com uma unidade da Delegacia Especializada na Repressão de Crimes Rurais e de Abigeato (DECRAB). Dentre as cinco regiões a receber a política pública – Alto do Jacuí (109 ocorrências), Campanha (344), Centro-Sul (406), Fronteira Oeste (1056) e Vale do Jaguari (318) -, apenas a Fronteira Oeste registrou número maior que a ZonaSul (841 casos).

O levantamento que demonstra a importância da Zona Sul receber uma sede da DECRAB partiu de nota técnica desenvolvida pelo Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais – Penitenciários (GITEP/UCPel). Dos dez municípios que mais registraram abigeatos em 2017, dois pertencem à região: Santa Vitória do Palmar, com 111 casos; e Rio Grande, com 102.

De acordo com o coordenador do GITEP, professor Luiz Antônio Chies, a região sul registrou ao todo 841 casos, enquanto a Fronteira Oeste, 1056 durante o ano de 2017. “Com exceção da Fronteira Oeste, a Zona Sul supera as outras quatro regiões que contarão com unidades da GITEP em mais de 100 por cento”, explica.

Bagé, localizada na Campanha, foi a primeira cidade a ter inaugurada uma sede da Delegacia Especializada. “A Campanha registrou 344 casos de abigeato; menos da metade registrada na Região Sul”, apontou.

Em relação ao quantitativo dos rebanhos (bovinos e ovinos), a Região Sul também apresenta números superiores aos das outras quatro regiões que receberão sedes da Delegacia. Apenas a Fronteira Oeste, com mais de 4,7 milhões de bovinos e ovinos, fica à frente da Zona Sul, com 2,2 milhões. 

Na avaliação do docente da UCPel, as decisões políticas na área demonstram incompatibilidades em relação aos dados e informações que podem ser coletados a partir dos próprios órgãos de segurança do estado. “Mesmo estando na segunda posição no número de abigeato e no tamanho do rebanho, por que a Zona Sul não terá uma sede da DECRAB?”, questiona.  Para Chies, o planejamento político através de evidências e a melhoria dos sistemas de registro e publicização dos dados são o caminho para encontrar respostas. 

O Grupo Interdisciplinar é ligado ao Programa de Pós-graduação em Políticas Sociais e Direitos Humanos (PPGPSDH) da UCPel. Os integrantes do GITEP pretendem desenvolver um mapa da violência na Região da Zona Sul. “Queremos facilitar o acesso a diversos tipos de dados”, complementa. 

Para realizar esse estudo, o grupo se baseou em evidencias e dados estaduais indicadas pelo Decreto 50.313/2013 (que instituiu o Comitê de Gestão da Transversalidade das Ações de Combate aos Crimes de Abigeato e Abate Irregular de Animais).

Redação: Rita Wicth – MTB 14101 
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?