/ Notícias / Representantes da Eckert & Caine ajudam a programar o futuro dos estudantes da UCPel
Na tarde desta quarta-feira (28), prestes a completar o primeiro mês de atividades, alunos do curso de extensão Programando Seu Futuro tiveram a oportunidade de entrar em contato com a realidade profissional a que estão sendo habilitados a atuar. Guilherme Petterle Silveira Mussi e Marília Baltar - respectivamente Diretor de Tecnologia e Chefe de Desenvolvimento na empresa Eckert & Caine – reuniram-se com os futuros colegas de profissão para dividir suas experiências, esclarecendo como está formatada a área de Tecnologia da Informação (TI) em Pelotas.

Para Guilherme, a visita à Universidade é, na verdade, um retorno ao espaço acadêmico que o projetou para o mercado de trabalho. Residindo em Munique, na Alemanha, hoje o egresso do curso de Ciência da Computação conhece muito bem a dinâmica dos processos de gestão e consultoria em TI. “Quando estamos na condição de estudantes não temos a dimensão exata da demanda por profissionais da área que existe em Pelotas”, destaca.

Cursando o penúltimo semestre de Ciência da Computação, a trajetória de Marília é um bom exemplo do quanto esses acadêmicos são requisitados. Ela conta que, já no 2° semestre, teve a primeira possibilidade de atuar em uma empresa do ramo. “É importante saber aliar estudo e trabalho, além de estar sempre buscando qualificação”, diz.

Durante a conversa, ambos deixaram bem claro aos alunos do Programando Seu Futuro que não basta apenas acompanhar o desenvolvimento da tecnologia: é preciso querer sempre mais. “Ter conhecimento de outras línguas e procurar entender o contexto, a cultura e as práticas de gestão dos locais onde se situam as empresas às quais se presta serviço também são condições fundamentais para exercer essa profissão”, destaca a acadêmica da UCPel.

Programando Seu Futuro
O Programando Seu Futuro nasceu de uma parceria entre a UCPel, o Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul (SEPRORGS) e as empresas Conrad Caine, Eckert & Caine, Fixedby.us e APH Consultoria, todas da região de Pelotas. O curso tem um total de 120h e busca introduzir jovens no aprendizado de algoritmos e programação para a web, oportunizando um futuro promissor para quem pretende seguir a carreira.