/ Notícias / UCPel lança dois novos cursos de graduação
UCPel lança dois novos cursos de graduação
A área já tem quase 30 anos de tradição, mas segue se reinventando para acompanhar as tendências: é o perfil do segmento da informática, que ganha dois novos cursos de graduação na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Nas comemorações de seus 52 anos, a instituição apresenta os cursos de Tecnologia em Sistemas para Internet e Engenharia da Computação.

A proposta busca qualificar profissionais para a área, atualmente deficitária na região, seguindo o cenário nacional e mesmo internacional de ausência de mão de obra qualificada. Embora de natureza diferentes – um relaciona-se principalmente com desenvolvimento de software e o outro projeta e constrói computadores, periféricos e sistemas que integram hardware e software – os cursos são complementares.

Conforme a coordenadora das duas graduações, professora Fabiane Marroni, a matriz curricular dos cursos traz o que há de mais atual na área da tecnologia. Projetos de pesquisa e extensão, corpo docente inteiro composto por mestres e doutores, com uma grande parte deles ligados ao mercado, são alguns dos destaques desses cursos.

De acordo com ela, as graduações atingem não apenas os que estão agora deixando a escola. Até porque, reforça o professor Luciano Mertins, todos egressos do Ensino Médio interessados na área até os próximos oito anos não serão suficientes para suprir a demanda do mercado, conforme aponta o observatório Softex no estudo Software e Serviços de TI: a indústria brasileira em perspectiva. “O Brasil terá um déficit na área de TI de 280 mil profissionais em atividades de software e serviços de TI em 2020”, explicou.

Noturnos, os dois cursos oportunizam ao estudante a realização de estágios e atividades profissionais durante o dia. Dentre os alunos da área na UCPel, cerca de 90% está inserido no mercado de trabalho. É o caso de Amanda Taddei, 21. Desde pequena encantada pelos computadores, a jovem conclui o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no fim do ano, mas desde o início do curso trabalha com suporte e manutenção de hardware. Apesar de querer rumar para o campo do desenvolvimento, também pretende ingressar no curso de Engenharia da Computação. “Há bastante mercado em Pelotas e geralmente procuram as mulheres, por serem organizadas”, comentou sorridente, ao mencionar que, sim, a informática também é espaço para elas.

A demanda por profissionais qualificados e a busca de pessoal que tenha disponibilidade de horário são dois dos elementos apontados por Éverton Vieira, 35. Egresso da UCPel, o analista de sistemas hoje é diretor de criação da Izyplay Game Studio, empresa de desenvolvimento de games. “O déficit é muito alto. Tem poucos profissionais para serem consumidos pelas empresas”, apontou, ao afirmar que a base adquirida na UCPel, o forte ambiente de pesquisa e o incentivo dos professores são uma contribuição importante. “Foi o suficiente para seguirmos depois sozinhos”, disse o empreendedor, que adiantou que a área é atrativa, mas exigente. “É preciso conhecer bem a área de programação, ter uma lógica boa, uma matemática forte e ser dedicado”, pontuou.

Conheça os cursos:

Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet
A área de atuação do profissional relaciona-se, especialmente, ao desenvolvimento de software para internet, como sites, aplicativos de comércio e marketing
eletrônicos, softwares administrativos, aplicativos para dispositivos móveis (celulares, por exemplo), entre outros. Envolve, também, atividades como análise, gerência do desenvolvimento, implantação, testes, manutenção e segurança dos sistemas para internet.

O profissional poderá atuar como: responsável pelas áreas de tecnologia da Informação em organizações (desenvolvimento, sistemas web, redes de computadores, banco de dados, etc.), empresário e pesquisador.

Duração:
Seis semestres

Turno de Funcionamento: Noturno

Engenharia da Computação
O engenheiro da computação projeta e constrói computadores, periféricos e sistemas que integram hardware e software, permitindo a produção de novas máquinas e equipamentos computacionais para serem utilizados em diversos setores da sociedade. Prevê uma ampla faixa de conteúdos adaptados às novas tendências observadas em diversos setores da atividade econômica, em função do avanço tecnológico. Na UCPel, a formação ocorre a partir de projetos e implementação de sistemas computacionais, com ênfase em processos de automação e microeletrônica, integrando aspectos relacionados ao desenvolvimento e gerência de projetos de hardware e software. Os conteúdos programáticos desenvolvidos no curso abrangem: sistemas embarcados, sistemas de tempo real, sistemas integrados de hardware e software, sistemas distribuídos, redes de computadores, sistemas de comunicação e processamento de sinais e imagens.

Duração: Dez semestres

Turno de Funcionamento: Noturno