/ Notícias / UCPel inova com chaveiros funcionais produzidos com impressão 3D
UCPel inova com chaveiros funcionais produzidos com impressão 3D
26.06.2024 | 17:26 | #biomedicina
UCPel inova com chaveiros funcionais produzidos com impressão 3D

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realizou a produção de chaveiros inovadores utilizando a tecnologia de impressão 3D, especificamente a técnica de modelagem por deposição fundida (FDM).

Este método consiste na deposição de camadas sucessivas de filamento de plástico derretido, criando objetos tridimensionais com precisão. Para este projeto, foi utilizado o PLA (ácido polilático), um plástico biodegradável derivado de recursos renováveis como o amido de milho.

O principal objetivo deste projeto foi desenvolver um brinde funcional e educativo para a IV Jornada Acadêmica da Biomedicina. A confecção dos chaveiros visou demonstrar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na Disciplina de Biomateriais do curso de Biomedicina, promovendo a integração entre teoria e prática.

Os chaveiros servem como recipientes portáteis de repelente, permitindo aos usuários carregar e aplicar o produto facilmente, especialmente em situações ao ar livre onde a proteção contra insetos é necessária. O design prático permite que sejam anexados a bolsas, mochilas ou chaves, garantindo acessibilidade e conveniência. O repelente armazenado nos chaveiros foi produzido durante as atividades da disciplina.

Para o técnico colaborador da Central de Laboratórios, Marcel Luiz Basso, a utilização do PLA e da impressão 3D não só oferece uma solução prática, "ela também reflete nosso compromisso com a sustentabilidade", pontua.

Este projeto, coordenado pelos professores Chiara das Dores Nascimento, Renato Vianna, ilustra a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos pelos alunos de Biomedicina e suas habilidades em resolver problemas reais e criar soluções inovadoras.

A iniciativa demonstra o comprometimento da UCPel em investir em projetos interdisciplinares e no uso de novas tecnologias, como a implementação de impressoras 3D e a capacitação técnica de seus alunos. O uso de impressão 3D permite a criação rápida e eficiente de protótipos e produtos personalizados, promovendo a inovação e a sustentabilidade.

Redação Betânia Bierhals