/ Notícias / Serviços da UCPel retomam atendimentos à comunidade
Serviços da UCPel retomam atendimentos à comunidade
25.02.2022 | 17:30 | #direito #psicologia #odontologia
Serviços da UCPel retomam atendimentos à comunidade

Com o começo do ano letivo na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), alguns serviços prestados pela instituição junto à população também voltam à rotina de atendimentos. As Clínicas de Odontologia e Psicologia estão em pleno funcionamento. Já o Serviço de Assistência Judiciária (SAJ), realizado pelo curso de Direito, retoma o atendimento presencial ao público na segunda semana de março.

A Clínica de Odontologia, localizada no Campus Dr. Franklin Olivé Leite (Campus Saúde), no bairro Três Vendas, reabriu aos pacientes nesta semana. Cerca de 120 alunos, supervisionados pelos professores, retomaram o atendimento à comunidade. O serviço é prestado de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30min. Além das pessoas encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) administradas pela UCPel, é possível, também, marcar consulta pelo telefone (53) 98147-1501.

Já a Clínica de Psicologia, no Campus I, prédio central da UCPel, voltou a atender quem já havia sido agendado, assim como novos pacientes. O serviço psicológico da Católica, feito por cerca de 70 alunos, também acompanhados pelos professores, é direcionado aos pacientes que são agendados e encaminhados pelas UBSs. A Clínica funciona, durante a semana, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

SAJ

O Serviço de Assistência Judiciária (SAJ) foi transferido do prédio Santa Margarida para o 4° andar do Campus I. Durante as férias as atividades foram mantidas em regime de plantão, com acompanhamento dos processos em trâmite. A partir do dia 7 de março já será possível agendar atendimento para as triagens presenciais previstas para iniciar em 15 de março. O agendamento deve ser feito pelo WhatsApp (53) 98147-1619, que também está disponível para pessoas que já são assistidas pelo Serviço e querem obter informações sobre processos em andamento.

De acordo com a coordenadora do Serviço, professora Ana Paula Dittgen, além da retomada das triagens presenciais no Campus, está programado o retorno do projeto de extensão Pacientes Jurídicos, em que os alunos do SAJ e os extensionistas atendem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Pestano e Sanga Funda. “Teremos, também, turmas em 3 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Essas ações permitem que o SAJ saia de dentro dos muros da UCPEL e alcance comunidades que experimentam alto grau de vulnerabilidade socioeconômica. São pessoas que muitas vezes sequer têm condições de ir até o Campus 1”, explica a docente.

As triagens nos locais externos à universidade ocorrerão sempre a partir das 14h, nos seguintes dias:

UBS Pestano - segunda-feira;

UBS Sanga Funda - sexta-feira;

CRAS Areal - quinta-feira; e,

CRAS Fragata e Três Vendas - sexta-feira.

Redação: Alessandra Senna