/ Notícias / Egresso do Direito da UCPel publica artigo em revista nacional
Egresso do Direito da UCPel publica artigo em revista nacional
Egresso do Direito da UCPel publica artigo em revista nacional

Uma análise “histórico-crítica” das leis brasileiras e como elas são aplicadas pelo Direito frente às questões raciais são a essência do trabalho publicado pelo egresso do curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Rodrigo Conceição Rezende. O artigo faz parte da edição n°32 - Dossiê Cidadania e Direitos Humanos: transversalidades democráticas em tempos sombrios, da revista digital Sociologia Jurídica

O artigo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso “O direito e o racismo estrutural brasileiro - uma análise da legislação brasileira no tratamento da questão racial”. Segundo Rezende, o texto surge do empoderamento sobre a questão racial, intríseco em sua condição de homem negro, do racismo sofrido diariamente e da escassez de publicações e pesquisas acadêmicas sobre o tema, em especial no campo jurídico. “Durante a pesquisa, na perspectiva proposta pelo artigo, foi observado o pouco conteúdo já produzido sobre o tema. Durante toda a graduação busquei centralizar a minha pesquisa no âmbito da questão racial, em diversos segmentos e áreas do Direito”, explica o egresso.

Avanço nas leis

Com  a orientação do professor do Direito, extensionista e pesquisador da Católica de Pelotas, Tiago Garcia Nunes, o texto foi  construído a partir de pesquisa bibliográfica e legislativa documental. O trabalho avança  de forma cronológica, tendo como base as leis brasileiras relacionadas à questões racistas, ao longo dos anos. Para o docente, a pesquisa de Rezende confirma tanto a indiferença, por muito tempo,  do Direito pelo tema, assim como o esforço, mais atual, para o combate ao racismo. “Hoje é possível identificar leis importantes, políticas de cotas sociais e raciais. Mas as leis não são suficientes, o que também aponta a  pesquisa”, afirma Nunes.

Conclusão

O autor da pesquisa conclui que a atual sociedade é constituída pelo racismo e estruturada por ele, o que não é diferente no âmbito do Direito, “já que o racismo estrutural está presente na gênese do pensamento e do conhecimento jurídico”. Ele ainda destaca números em que os negros são o principal alvo da violência, conforme o Anuário da Segurança Pública, - de 6.220 pessoas mortas por policias no Brasil, 75,4% são homens negros. Rodrigo Rezende aponta possíveis ações para mudar a realidade das questões relacionadas ao racismo estrutural, entre elas, a reparação histórica e atuação antirracista da sociedade em especial dos poderes públicos e a reflexão sobre o racismo estrutural e introdução da pauta racial na academia (cursos de graduação e pós-graduação).

 

Redação: Alessandra Senna

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?