/ Notícias / Cursos de Comunicação da UCPel desenvolvem projetos voltados à cidadania
Cursos de Comunicação da UCPel desenvolvem projetos voltados à cidadania
Cursos de Comunicação da UCPel desenvolvem projetos voltados à cidadania
Pensar projetos de comunicação de forma a promover conceitos voltados para cidadania e educação são tarefas que os acadêmicos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) são motivados a desenvolver. A cada semestre, ideias saem do papel para beneficiar segmentos da sociedade que muitas vezes não conseguem ter a visibilidade que precisam para alavancar as suas causas. 

Duas campanhas, uma voltada para o incentivo à leitura e outra ao esporte, ganharam destaque. A acadêmica de Jornalismo Mariana Araújo sempre teve como hábito a leitura. Para incentivar o amor pelos livros em seus conterrâneos de São Lourenço do Sul, principalmente os estudantes do interior do município, uma campanha de doação de livros – Incentive a Leitura, Compartilhe Histórias - começará a ser realizada até o final do mês de julho. 

Com o apoio da Prefeitura do Município, que desenvolve o Projeto Natal Cultural, Mariana pretende repassar as doações de livros juntamente com as de brinquedos. “Por trabalhar na Prefeitura visitei escolas multisseriadas do interior do município que possuem pouco acesso aos livros”, conta. “Quero ofertar para eles a oportunidade de ler outros tipos de literatura que não estão disponíveis na escola”, diz. As doações de livros podem ocorrer até o final de novembro, na Prefeitura de São Lourenço do Sul. 

Incentivar a prática do esporte e aproximar ídolos de estudantes foi a ideia dos acadêmicos de Jornalismo Júlio Araújo, Marrone Silva, Mauricio Simões, Maurício Piuma, Michael Pires, Leandro Férsula, Igor Nunes, Theo Luz e Yuri Nunes. Para isso, uma conversa entre os estudantes da Escola Municipal Ministro Fernando Osório e o jogador Fábio Costa (Manga) ocorreu no dia 09 de julho. 

O tema teve como principal objetivo estimular os alunos a continuar os estudos mesmo tendo interesse em seguir a carreira profissional de futebol, conta Theo. “Escolhemos o atleta Fábio Costa – mais conhecido como Manga – por ser um atleta atípico da maioria e não ter abandonado os estudos”, diz. O convidado é formado pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense e atuou nos times do Brasil de Pelotas, Farroupilha, Pelotas e em equipes de Portugal.    

Participaram do encontro cerca de 30 alunos estudantes das quartas, quintas, sextas e sétimas séries. “Os estudantes gostaram bastante do encontro, interagiram com o atleta e ficaram conscientes do caminho e das dificuldades que fazem parte do processo de construção da carreira profissional”, avalia o acadêmico da UCPel. De acordo com o grupo, a fala do ex-atleta enfatizou a importância do ambiente escolar e do estímulo aos estudos como forma de crescimento profissional. 
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?