As questões éticas permeiam as mais diversas áreas da vida humana, e não deixam de estar fortemente presentes na atividade médica. Cinco pacientes à espera, um leito disponível. A quem priorizar o atendimento? Esta e várias outras questões surgem no dia-a-dia do profissional da saúde, que lida com seres humanos. Para tratar do tema da ética na área, o capelão da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e professor de antropologia médica, padre Ernani Miguel Lacerda Wetternick, lança o livro “Bioética Clínica – Análise Ética de Casos Clínicos”. A cerimônia ocorre dia 14, às 15h45min, no Espaço de Convivência do Campus I da Universidade.
A obra é fruto da tese de mestrado do autor, realizada em 2006 na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Em suas 213 páginas, ele discorre sobre a fundamentação filosófica da ética, segundo a perspectiva do teórico Diego Gracia, um dos maiores nomes da bioética mundial. “A pretensão do livro é dar subsídios de como se analisar eticamente um caso clínico”, disse Wetternick.
O livro apresenta os princípios, axioma prático (o “ponto firme” para começar uma teoria que resolva problemas humanos), e máximas de atuação prudencial (princípios da bioética e método de avaliação de casos clínicos). De acordo com o autor, a atividade médica compõe-se do diagnóstico, patologia e tratamento, mas deve levar em conta também valores: a existência do paciente como sujeito ético, a gestão pública da saúde e a entrada da tecnologia na medicina.
Para o autor, é possível analisar eticamente a questão dos casos clínicos. “É possível que se dê a melhor e a mais prudente tomada de decisão. A decisão médica pode ser fundamentada eticamente”, afirmou. Segundo ele, o instrumental filosófico contribui com a medicina ao considerar o sujeito ético.
“Bioética Clínica – análise ética dos casos clínicos” é uma obra da editora Educat, e pode ser encontrada na própria livraria, no Espaço de Convivência do Campus I.
O autor
Ernani Miguel Wetternick é natural de Porto Alegre. Estudou medicina, filosofia e teologia. É sacerdote e religioso jesuíta, mestre em filosofia pela PUCRS. Em 2006, ingressou como professor de antropologia médica na UCPel.