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Alunos da UCPel desenvolvem materiais de educação em saúde para pacientes em sala de espera
12.06.2024 | 11:52 | #medicina #enchente-rs
Alunos da UCPel desenvolvem materiais de educação em saúde para pacientes em sala de espera

Alunos do segundo ano do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), através da disciplina Unidade Curricular Extensionista-II (UCEx-II): Sala de Espera - um espaço onde os educandos se encontram visando planejar e implementar ações de educação em saúde compatíveis com as necessidades da população, em especial, aos problemas identificados na comunidade - desenvolveram materiais de educação em saúde para pacientes em sala de espera. O projeto é coordenado pelos professores Maria Noel Marzano Rodrigues e Daniel Moraes Botelho.

Durante o mês de maio e junho, os discentes têm realizado aprofundamentos teóricos sobre as temáticas relacionadas ao processo de saúde-doença durante os eventos hidrológicos críticos, como as enchentes. Estas aprendizagens compreenderam as medidas de prevenção de doenças e demais riscos que podem afetar a saúde física e mental daqueles que vivem na região do desastre, resultando na elaboração de materiais para ações de educação em saúde. Entre os assuntos abordados estão: cuidados com a água e alimentos, cuidados pessoais, sinais e sintomas que requerem busca imediata por atendimento médico, vacinação, leptospirose, hepatite A, cólera, dengue, doenças respiratórias (influenza e Covid-19), tétano acidental e acidentes por animais peçonhentos. 

A partir da preparação prévia, os estudantes têm transformado o tempo ocioso dos usuários durante o período de espera por atendimento, em momentos produtivos de socialização do conhecimento, crescimento pessoal e coletivo. Para o coordenador do curso, Cayo Lopes, essas ações são importantes para humanizar o atendimento, proporcionando um ambiente adicional para o diálogo, a solidariedade, a troca de vivências e fortalecimento de vínculos entre os usuários direta ou indiretamente atingidos pela enchente e a equipe multiprofissional. Assim como, buscam promover a autonomia das pessoas quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis e para desenvolver completamente o seu potencial de saúde e de vida, incluindo o acesso à informação e ao aprendizado sobre assuntos que estão tendo impacto na vida de todos neste momento.

Durante as ações extensionistas, os estudantes também puderam realizar um diagnóstico para identificar a dimensão dos danos sofridos pelos usuários do núcleo ambulatorial de saúde da UCPel, durante as enchentes. A partir disso, foi possível fornecer orientações específicas para cada pessoa, bem como colocá-las em contato com redes de apoio, quando necessário. As ações alcançaram mais de 230 pessoas; quase 45% delas haviam sofrido algum impacto direto em decorrência da enchente e cerca de 70% tinham algum amigo ou familiar, cuja residência havia sofrido danos. Muitas pessoas estiveram em contato com a água da enchente ou estavam envolvidas na limpeza de locais com lama, por isso, encontram-se mais vulneráveis à uma série de doenças infecciosas. As ações de educação em saúde têm sido importantes para o processo de aprendizado dos alunos, que durante a UCEx-II se dedicaram à solução de problemas reais em sua comunidade e na orientação da população sobre a importância da adoção de medidas de prevenção. 

 

Redação Pedro Vargas

 

 

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