Está chegando o grande dia! O Pet Day da Universidade Católica de Pelota (UCPel) será realizado na sexta-feira (25), das 9h às 11h, no saguão da universidade. O evento é dedicado à conscientização sobre a saúde mental, e contará com bate-papo, um dia com pets dos colaboradores e alunos, adoção de pets, dicas de como cuidar dos bichinhos, roda de chimarrão e várias outras novidades! Já estão confirmados os parceiros Central Pet, a ONG Amigo Pet e o Ponto Chimas.
Sabendo da importância que os pets desempenham no bem-estar dos tutores, como a socialização, e o quanto reduzem o estresse e a tensão nos ambientes de trabalho, este ano a universidade tornou os bichinhos de seus funcionários ainda mais presentes. Virou rotina receber a visita dos animais na última sexta-feira de cada mês. “Estamos organizando um evento especial, que já conta com as parcerias da ONG Amigo Pet e da Central Pet. Além disso, temos uma novidade: os alunos também poderão trazer seus animais de pequeno porte”, explica a pró-reitora administrativa da UCPel, Magda Westermann, tutora de três cachorrinhos: Yoda (na foto), Scott e Todd.
A feira está sendo organizada em parceria com a ONG Amigo Pet. Ao todo, mais de 100 bichinhos estarão disponíveis para adoção, e sete deles estarão presentes na universidade. Para a voluntária Maria Eduarda Iung, que também é acadêmica da UCPel, a causa animal é uma luta diária e toda ajuda é fundamental. “Além de ajuda para infraestrutura, saúde e alimentos, também precisamos de pessoas que queiram fazer uma adoção responsável, que dediquem seu amor e seu tempo, e que principalmente tenham paciência com os cães adotados. Precisamos garantir um lar seguro e de qualidade para esses animais, que até hoje não sabem o que é brincar, dormir em uma cama quentinha e ter atenção. É disso que eles mais precisam”, aponta.
Programação
9h às 10h - Retirada do mimo com crachá para o pet e feira de adoção
10h - Apresentação de vídeo
10h às 11h - Roda de conversa sobre saúde mental e mateada
11h - Sorteio de brindes doados pelos parceiros
Os pets poderão permanecer nos ambientes pet friendly (saguão, áreas administrativas e pátio), não sendo permitido o acesso à praça de alimentação, salas de aula e laboratórios.
Organização
Fundada em 2013, a ONG Amigo Pet teve maior visibilidade com a enchente de maio. A onda de solidariedade permitiu que a ONG recebesse muitas doações e novos voluntários, e assim se formou uma nova administração, possibilitando diversas melhorias. Mais animais foram castrados, tratados e vacinados. Desde maio, foram registradas pelo menos 30 adoções.
A necessidade mais urgente, agora, é de doações - tanto em dinheiro, como de materiais - para que seja possível a construção de novos canis, de maneira a oferecer um melhor conforto aos animais abrigados, facilitando, inclusive, os cuidados com todos. A Amigo Pet precisa também de mais voluntários para os atendimentos veterinários, pessoas que entendam a realidade financeira da ONG, garantindo que o calendário vacinal dos animais esteja sempre atualizado.
Para se juntar ao projeto ONG Amigo Pet, você pode acessar o Instagram oficial, @ong_amigopetoficial. Na bio, está disponível o link de acesso à assinatura mensal, ao site, ao grupo de voluntários e às outras redes sociais.
Doação de ração
A UCPel também está arrecadando ração, medicamentos, roupinhas e acessórios pet. Todos os itens arrecadados irão para Ong Amigo Pet. Para participar é só trazer a doação e deixar na caixinha que está no saguão do campus I.
Redação Marcela Santos