A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realiza neste sábado, dia 06, das 9h às 13h, o 1º Seminário Arquidiocesano de Direitos Humanos. O encontro ocorrerá no Espaço Multiuso do Campus II e marcará também a criação do Centro de Referência em Direitos Humanos Dom Helder Câmara.
Participam do evento os professores da UCPel Ana Paula Dittgen da Silva, Anelize Corrêa, Marina Ghiggi e Marcus Spohr. A dinâmica ocorrerá através de conversas em que os convidados abordarão, sob diferentes óticas, o tema direitos humanos.
De acordo com a professora Ana Paula, mesmo se falando tanto em diretos humanos, estes nunca foram tão violados. “Hoje existe mais trabalho escravo no Brasil do que no século 19”, comenta. O tema do Seminário também vem ao encontro da Campanha da Fraternidade promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que neste ano trata sobre a fraternidade e o tráfico humano, complementa o professor e diretor do Instituto de Filosofia, Enir Cigognini.
O 1º Seminário Arquidiocesano de Direitos Humanos é promovido em parceria entre UCPel, Cáritas Arquidiocesana e Centro de Referência em Direitos Humanos Dom Helder Câmara. O evento também é parte do planejamento pastoral e integra a terceira Ação Comum Arquidiocesana.
A participação no Seminário é gratuita, aberta ao público e sem a necessidade de realização de inscrição prévia. O Campus II da UCPel fica localizado na rua Almirante Barroso, 1,202.
Centro
Para propor uma reação a esse cenário no país, nasce o Centro de Referência em Direitos Humanos Dom Helder Câmara. Com dois eixos de atuação, o Centro irá trabalhar nos temas conscientização em relação aos Direitos Humanos e aos direitos que cada cidadão possui. Uma das propostas é a realização de trabalho de extensão com atendimento a grupos vulneráveis, como os de imigrantes em situação de irregularidade na região. Provisoriamente, o Centro estará funcionando na Capelania do Campus I da UCPel.