Reitor da Católica visita Conselho de Engenharia, Arquitetura e Agronomia
22.07.2010 | 10:49
Na última terça-feira (20), o reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), Alencar Mello Proença, visitou o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea). A pauta da conversa com o presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, foi formada por questões relativas ao ensino dos cursos da área tecnológica no Brasil.
A necessidade de integração entre escola e mercado de trabalho para fortalecer a base preparatória dos alunos que chegam ao Ensino Superior também esteve entre os assuntos tratados. Durante a conversa, os presidentes constataram que a falta de preparo evidenciada no ensino muitas vezes deficitário de disciplinas como Física, Química e Matemática afeta diretamente o desenvolvimento tecnológico, uma vez que tal realidade desestimula jovens e crianças a um futuro ingresso no segmento. “Isso gera baixo percentual na relação ‘número de estudantes em universidade versus número de estudantes na área tecnológica’. No Brasil, essa relação é de 11%, enquanto nos países desenvolvidos chega a 40%”, observou o presidente do Confea.
Panorama
Atualmente, o Brasil conta com cerca de 1.500 cursos de Engenharia, com a oferta de 150 mil vagas por ano. Apesar disso, registra apenas 300 mil estudantes nessa área e forma 30 mil anualmente. Outro dado apontado é o índice de abandono dos estudantes até o segundo ano. Recentes levantamentos indicam que mais de 50% dos estudantes de Engenharia abandonam o curso devido às dificuldades geradas pela deficiência dos ensinos fundamental e médio.