A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Pelotas, recebeu na quinta-feira (07), uma visita especial. Acadêmicos do primeiro, segundo e sétimo semestre do curso de Pedagogia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), proporcionaram uma alegre tarde com muita brincadeira, doces e peça teatral para cerca de 30 crianças. A atividade integra o Projeto de Extensão de Educação Inclusiva e deu início à Semana da Criança na APAE.
Adaptada e encenada pelos acadêmicos, a peça teatral “A Chapeuzinho Vermelho e o Dragão dos dentes dourados”, encantou a criançada. O personagem de destaque foi o Dragão, que agradou o público e, junto à Chapeuzinho, a Vovó e os demais personagens, trabalhou a questão da saúde na alimentação e na higiene bucal. A interação dos personagens com as crianças garantiu o entendimento da mensagem.
A coordenadora pedagógica da educação precoce e pré-escolar da APAE, Lisane Haerter, afirmou que é preciso ter ajuda da sociedade. “Nossa clientela é quase toda carente. Tem alguns alunos que nunca viram uma peça de teatro. Eles são crianças como as outras; para eles é um máximo”, ressaltou Lisane.
“Atividades como esta proporcionam as crianças momentos de lazer e poder contar com a Universidade é muito importante”, comentou a coordenadora pedagógica da escolarização inicial da APAE, Elenara Pinto Bandeira.
Educação Inclusiva
A partir de projetos de extensão anteriores do curso de Pedagogia, surgiu o projeto de Educação Inclusiva, com o objetivo de suprir o que a própria graduação propõe: educar além da escola. “Temos que nos dar conta de que a sociedade é pedagógica”, destacou a coordenadora Ieda Assumpção.
O projeto proporciona aos alunos experimentarem a profissão. Atualmente, acadêmicos da Pedagogia escrevem para colunas dos jornais comunitários Folha da Princesa e O Pescador. Para a acadêmica do segundo semestre da graduação e integrante do projeto, Carolina Ribeiro, a participação demonstra alternativas para educar fora da escola. “Eu nunca imaginei que cursando Pedagogia iria escrever para um jornal”, contou Carolina.
A APAE conta com a ajuda de acadêmicos das Universidades Católica e Federal já há algum tempo. “Os estagiários trazem várias atividades. Com o reforço da inclusão pelo novo modelo curricular dos cursos de graduação, as universidades estão voltando a fazer trabalhos como este e despertando o interesse nos acadêmicos”, destacou Lisane.