Um café da manhã com a imprensa local foi a atividade prevista no calendário de comemorações do Jubileu de Ouro da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) para lançar a publicação que conta a trajetória da Instituição ao longo do tempo. A Revista Comemorativa dos 50 anos foi apresentada aos jornalistas na manhã da quinta-feira (07). Durante a atividade, o reitor Alencar Mello Proença concedeu aos presentes uma homenagem de gratidão para marcar a data.
A Revista, produzida pela Assessoria de Comunicação e Marketing em parceria com a Agência Experimental de Publicidade (Agente) da UCPel, focou tanto a história, no que diz respeito aos fatos mais marcantes do cinqüentenário, quanto a memória da Universidade, quando fala da percepção que cada personagem do universo da UCPel teve sobre acontecimentos vividos.
Para tanto, foram citados dados como o crescimento da infraestrutura, a qualificação dos cursos de graduação e pós-graduação e a importância do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), o maior laboratório de ensino da UCPel. Também foi destaque o relacionamento que a Instituição desenvolve com a comunidade na qual está inserida, a partir de projetos e ações sociais realizados para a população. Além disso, a abertura da Universidade para os diversos públicos, influenciada pelo exercício da política de inclusão, também foi mencionada. Um exemplo é o caso de Diogo Souza Madeira, que é surdo. Ele se graduou em Comunicação Social – Jornalismo em 2009, com o auxílio de intérpretes da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). “Tenho visto que a UCPel tem se tornado uma entidade de muita competência também no que se refere ao desenvolvimento de projetos como os cursos criados para abranger a comunicação entre ouvintes e surdos”, afirmou, em seu depoimento.
A lembrança de alunos que já saíram da Universidade e, agora, ocupam lugar de destaque no mercado de trabalho nacional e internacional está nas páginas destinadas aos depoimentos de egressos. Os estudantes também aparecem representados na matéria cuja foto é a capa da Revista dos 50 anos: uma dinâmica com calouros de dez cursos de graduação, em que todas as atenções se voltam para uma cápsula do tempo a ser aberta daqui a dez anos, quando estes então alunos estiverem profissionalmente inseridos na carreira que escolheram seguir. Além da expectativa desses estudantes, a cápsula contém desenhos produzidos por alunos de uma turma de pré-escola do Lar da Criança São Luiz Gonzaga, que ilustram os sonhos deles para o futuro.
A palavra de autoridades e representantes de entidades de classe de dentro e fora de Pelotas, certificando toda a importância que a UCPel tem no desenvolvimento dos mais diversos setores das esferas local, estadual e nacional, não ficou de fora. Igualmente, foi abordado o reconhecimento da Universidade dentro e fora do Brasil, através da representação em órgãos importantes, bem como o foco da Instituição na qualidade e na sustentabilidade.
Com tiragem de cinco mil exemplares e distribuição gratuita, a Revista Comemorativa dos 50 anos da UCPel contou com coordenação de Cleiton Decker, projeto editorial de Taís Brem, projeto gráfico de Daniele Gonzales, produção gráfica de Priscila Krolow e fotos de Wilson Lima. A jornalista responsável pela publicação é Raquel Bierhals.