/ Notícias / Fórum de Estágios do Serviço Social compartilha práticas da profissão
Fórum de Estágios do Serviço Social compartilha práticas da profissão
30.08.2010 | 16:43
Fórum de Estágios do Serviço Social compartilha práticas da profissão

Discutir assuntos sobre a prática do serviço social e compartilhar atividades que envolvem a profissão na atualidade. Com esta finalidade, ocorre mensalmente o Fórum de Estágios do curso de Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), realizado pelas coordenações do curso e de estágios. Na tarde do dia 26, aproximadamente 20 pessoas, entre estagiários, supervisores e professores de Serviço Social, reuniram-se no Centro de Ciências Jurídicas, Econômicas e Sociais.

Neste mês, o campo de estágio do Serviço de Assistência Judiciária recebeu os demais estagiários do curso para troca de informações e de seus resultados. Atualmente, dois acadêmicos realizam estágio curricular e alguns, como voluntários, atuam na Assistência Judiciária da Católica, adquirindo experiência na prática em questões de conflitos familiares, como guarda, pensão alimentícia e divórcio. “Damos o atendimento inicial a todos os usuários com conflitos familiares. Nossa função é mediar o conflito para que não gere um processo judicial”, explica a assistente social do Serviço de Assistência Judiciária e supervisora de campo de estágio, Claire Ribeiro Soares. “Ajudamos as pessoas a resolverem seus problemas para que não esperem alguém dizer o que eles devem fazer”, analisou. Casos de conflito de convivência que chegam ao Conselho Tutelar também são encaminhados à Assistência Judiciária da UCPel, pois este é o único serviço de mediação de guarda da cidade.

Além da Assistência Judiciária, estudantes de Serviço Social podem estagiar no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Escola, no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), nas Unidades Básicas de Saúde, na Clínica Psicológica e no Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (Nesic) da UCPel.

Congresso Brasileiro
Entre os dias 31 de julho e 05 de agosto, a acadêmica Lisiane da Silva, do curso de Serviço Social, participou do 13º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), em Brasília. Na oportunidade, a estudante apresentou o estudo “Condições de trabalho do assistente social junto ao Sistema Único de Assistência Social – SUAS: Precarização versus materialização de direitos”. Como bolsista do projeto de pesquisa “Contribuição e limites da ação profissional dos (as) assistentes sociais no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para a materialização de direitos sociais e o desenvolvimento da autonomia dos usuários”, a acadêmica apresentou o resultado de sua participação no congresso aos colegas no Fórum de Estágios.

Lisiane falou da importância de lutar e participar dos congressos e convocou os colegas a participarem. “Há uma grande troca com estudantes de todo o país e um rico debate entre os autores que estudamos”, disse.

Para a estudante, o que mais marcou durante sua participação no congresso, foi o ato público realizado no dia 03 de agosto, em Brasília. Mais de três mil assistentes sociais, estudantes e pessoas relacionadas à área, participaram do ato que gerou a aprovação do projeto de lei 152/2008, definindo a jornada máxima de trabalho de assistentes sociais em 30 horas semanais sem redução salarial, no plenário do Senado. O projeto de lei 152/2008 agora segue para sanção do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?