O farmacêutico, bioquímico e ex-professor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) José Gilberto Perez de Moura está colocado oficialmente entre os cem farmacêuticos mais influentes do Brasil. A partir desta sexta-feira (24), o diretor da Farmácia Natura e fundador do Museu Farmacêutico Moura passará a ocupar a cadeira de número 84 da Academia Nacional de Farmácia (ANF). A cerimônia solene ocorre às 20h, no Spazio Auguri, centro de Pelotas.
O novo acadêmico da ANF lecionou na UCPel nas disciplinas de Homeopatia, Farmacotécnica, Química Farmacêutica e Estágio Obrigatório. Ao todo, foram dez anos como docente na Instituição, além da participação na Comissão de Estudos do Novo Currículo do curso de Farmácia e Bioquímica, em 1980. Foi também há 30 anos que Moura deixou o magistério para se dedicar à criação de sua farmácia de manipulação. Mesmo assim, continuou a acompanhar a evolução dos futuros farmacêuticos, entre eles os estudantes da graduação da UCPel, e é um exemplo para a nova geração.
Ao comentar a carreira na qual sua família tem um século de tradição, ele diz acreditar que a realização proporcionada pelo segmento vai além do âmbito profissional. “É um ramo apaixonante. Costumo dizer que não há ex-farmacêuticos. Quem é farmacêutico é farmacêutico a vida inteira”, afirmou, emocionado.
Moura é o segundo gaúcho a ser empossado na ANF em toda a história da Academia. A sessão solene que marcará a honraria contará com a presença do presidente Caio Romero Cavalcanti.