O docente do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Aknaton Souza, foi premiado com o 2º lugar por uma pesquisa apresentada durante o I Congresso Internacional de Direito Sanitário, promovido pela Fiocruz e realizado em Granada, na Espanha.
O trabalho premiado, nomeado "Criminologia Conservadora e Pânico Moral nas Plataformas Digitais: A Construção de Narrativas sobre a Cannabis e o Direito à Saúde", foca na análise das circulação de informações, representações sobre a cannabis, o uso médico e o efeito que produz em certa medida na política, sobretudo pensando nos direitos humanos, o acesso à saúde e o direito sanitário.
A pesquisa realizada pelo docente, com coautoria de Pablo Ornelas Rosa, Eliane Nunes Guerra, Giovane Matheus Camargo e Paulo Fraga, foi reconhecida pela sua relevância acadêmica e impacto social. “O prêmio revela um reconhecimento dentro de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida há alguns anos coloca em evidência tanto nosso trabalho, quanto a UCPel como um espaço de produção científico sério, engajado, produzindo sempre impacto social.”, Souza diz.
O congresso promovido pela Fiocruz, em parceria com a Universidade de Granada, é um evento que busca discutir a formação do direito da saúde e os desafios do século XXI.
Redação: Lucia Ippolito