Alunos do Mestrado em Política Social e das graduações de Direito e de Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participaram de uma mesa redonda com a professora da disciplina de Direito Constitucional, Raquel Sparemberger, e com a professora Jussara Maria Rosa Mendes. A atividade foi realizada na sexta-feira (27), na sala 425C.
O objetivo da mesa redonda foi debater questões que atravessam todas as disciplinas do Mestrado em Política Social. Jussara analisou que as políticas sociais acabam assumindo uma característica tecnocrática, ao usar como exemplo o programa Bolsa Família, do Governo Federal, em que estudantes que não tem freqüência escolar suficiente são excluídos. “O aluno está faltando [às aulas]? Vai lá e desliga [do programa]. Não há preocupação com o porquê de o aluno estar faltando. Como eu vou lidar quando estiver nas operacionalizações, tendo de tomar decisões semelhantes?”, questionou.
De acordo com a professora, conhecimento e discussões sobre os diferentes campos são essenciais para lidar com as contradições vivenciadas diariamente pelos profissionais. “Estar no olho do furacão hoje é enfrentar essas mudanças e refletir qual é o meu papel, atendendo cada vez mais focalizado às problemáticas dos direitos humanos junto às políticas sociais”, observou.
Para Raquel, o principal problema enfrentado hoje é o de déficit de cidadania, considerado a morte do sujeito democrático. “O cidadão não utiliza os mecanismos que possui”, declarou. “O que vem à mente quando se pensa em direitos humanos? Para muitos, um caráter de universalidade que cabe a todos os seres humanos.” Um caráter fundamental, segundo a professora, são políticas para buscar a efetivação desses direitos locais. “As sociedades antigas conheceram os direitos? Será que evoluímos tanto no caráter assistencial?”, indagou.
Referindo-se ao Brasil, Raquel diz acreditar que o país é evoluído em termos de instituição de direitos humanos. “Se os direitos brasileiros fossem concretizados, talvez nem fosse precisa a atuação dos profissionais de Serviço Social e Direito. Mas, não adianta estar no texto institucional; é preciso que exista”, disse.
Promovida pelo Mestrado em Política Social, a atividade antecedeu o lançamento dos livros “Política Social: Temas em debate”, “Migrações Internacionais, Políticas Públicas e Cidadania”, e “Más Allá de las Remesas – Familias de migrantes em América Latina” relacionados à Política Social e Migrações. Os livros foram lançados pela Editora da UCPel, a Educat.