Um convite à desacelerar e refletir sobre o sentido da vida está sendo feito à população de Pelotas e região. O movimento Cursilho promove mais uma edição de seus encontros em setembro. O fim de semana de 13 a 15 de setembro é reservado aos homens, e a data de 27 a 29 de setembro para as mulheres. Para participar, basta ter interesse em conhecer a proposta da fé cristã, sob um aspecto moderno, ou mesmo curiosidade para aprofundar questões de fé.
O Cursilho é direcionado a pessoas acima dos 24 anos. De acordo com a coordenadora do movimento, Ângela Schwonke, e a integrante Maria Isabel Tessmann, o Cursilho é uma oportunidade para que o participante lance um olhar novo para sua própria vida, sobre a Igreja e a fé. "Em um mundo em que existe desavenças e inseguranças, queremos mostrar que é possível ser feliz mesmo aqui e agora. Há um caminho bom. É esse caminho que o Cursilho se propõe a apresentar, de maneira aberta e acolhedora", explicou Maria Isabel.
Para a professora de Genética do Centro de Ciências da Vida e da Saúde da UCPel, Fabiana Maia Moura Costa Motta, o Cursilho foi uma mudança de vida. Não necessariamente uma mudança brusca, mas uma transformação rumo ao avivamento da fé - e todas as reações positivas que vêm com ela. Em setembro do ano passado, a professora, que era católica, mas não atuante, topou o convite da sogra para participar do encontro. "Aceitei por curiosidade. Para conhecer. E para mim, foi muito importante", disse, comentando que a espiritualidade voltou a ser parte fundamental de sua vida. "A partir daí, pensamos em fazer o bem, em ver o outro como irmão, a viver em comunidade. Fiz muitos amigos e comecei a ter outra visão de mim mesma. Ter paciência e enfrentar os problemas com outro olhar, mais leve, também foram elementos importantes", contou. A professora agora reserva horários de sua agenda especialmente para participar dos grupos e atividades de formação. "É muito gratificante. Escuto coisas novas e aprendo muito", disse.
Para participar
Interessados em participar podem fazer a ficha de inscrição diretamente com os integrantes do Movimento. O contato pode ser feito com Maria Isabel, pelo telefone (53) 8403-8128.