Uma sessão solene na Câmara de Vereadores fez alusão à passagem dos 50 anos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), na manhã desta quinta-feira (07). A cerimônia, proposta pela vereadora e deputada estadual eleita Miriam Marroni, contou com a presença do chanceler da Universidade e Bispo Diocesano de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann, do reitor Alencar Mello Proença, do vice-reitor José Carlos Bachettini Júnior, e demais parlamentares, membros da comunidade acadêmica e representantes da comunidade.
Durante seu discurso, Miriam, que é graduada em Psicologia pela UCPel, desde 1984, ressaltou a importância da Instituição para a cidade e região Sul do estado, bem como a visão futurística do fundador Dom Antônio Zattera, que impulsionou o começo de tudo. “Aproveito para fazer um agradecimento especial à Universidade. Orgulha-me muito fazer parte dessa história”, disse.
O reitor da Universidade disse considerar a homenagem como um reconhecimento da própria comunidade pelotense. “Por isso, a UCPel recebe essa honraria como muito importante e fundamental”.
Dom Jacinto Bergmann citou a passagem bíblica do milagre de cura que Jesus operou sobre os dez leprosos para discursar sobre gratidão. “Hoje é dia de agradecer a Deus pela missão cumprida. Que possamos, como Universidade, ser como aquele único leproso curado que voltou para agradecer, espelhado na figura da plenitude humana que é Jesus Cristo”, aconselhou. “Que continuemos implorando às forças do alto para que sejamos fiéis ao que o nosso Deus Altíssimo espera de todos nós”.
Homenagens
Além da Câmara, a Universidade recebeu placas de homenagens da Associação Bem da Terra, do Clube Cultural Fica Ahí Prá Ir Dizendo, do Conselho Municipal do Idoso, da Sociedade União Democrata e do Colégio São José.