/ Notícias / UCPel promove habilitação em Perfuração Auricular Humanizada
UCPel promove habilitação em Perfuração Auricular Humanizada
20.08.2024 | 10:03 | #medicina #farmacia #enfermagem
UCPel promove habilitação em Perfuração Auricular Humanizada Foto Bruno Bhom

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) está promovendo o curso Habilitação em Perfuração Auricular Humanizada. As inscrições vão de 15 de agosto a 5 de setembro, e o curso tem previsão de início em 14 de setembro. O objetivo é preparar acadêmicos na fase final de Enfermagem, Farmácia e Medicina bem como enfermeiros, farmacêuticos e médicos para realizarem o procedimento de maneira segura e profissional.

O curso tem como objetivo habilitar profissionais na prática de perfuração auricular para inserção de brincos de maneira humanizada e delicada.

Antigamente, a inserção de brincos acontecia em farmácias com pistolas, sendo um procedimento agressivo e muitas vezes provocando danos auditivos e traumas emocionais. O método humanizado tem um preparo intensivo, antes, durante e depois da perfuração. A regulamentação da Anvisa em 2009 orienta práticas mais seguras, como o uso de aparelhos específicos e brincos estéreis.

A abordagem humanizada busca proporcionar uma experiência acolhedora e segura, baseada em evidências científicas e na Teoria do Cuidado Centrado na Família. O enfermeiro desempenha um papel crucial nesse contexto, podendo realizar o procedimento em domicílio, dividido em etapas que incluem consulta pré-atendimento, perfuração auricular, orientações pós-procedimento e acompanhamento.

Além de aprender a técnica de perfuração auricular humanizada, o curso também tem o empreendedorismo como ferramenta fundamental, oferecendo o conhecimento em Gestão de Negócios para garantir o sucesso profissional e minimizar riscos de insucesso, especialmente em um contexto de alta de recuperações judiciais.

As aulas práticas acontecem no Ambulatório de especialidades do Campus da Saúde da UCPel.

Ao se matricular, o aluno recebe um Kit Curso: com 1 aparelho System75, 1 caneta de marcação, 2 pares de brincos testes, 2 orelhas de prática, 1 par de brinco System 75, 1 par de brinco Sensitive Kids, 1 paquímetro 12cm, Catálogo System75 e Catálogo Sensitive.

Para a professora do curso, Daiane Alves Nickel, expert em furo de orelha humanizado, o curso foi muito bem preparado, abrangendo detalhadamente todas as etapas do procedimento. “Tivemos o cuidado de trazer ainda aulas de gestão e marketing, para que os profissionais saiam confiantes para levarem este método ao mercado”, pontua.

Segundo Daiane, a UCPel tem papel fundamental neste processo. “Ter a chancela da instituição e contar com a instituição, é um enorme diferencial e quem colherá os benefícios disso serão principalmente nossos alunos”, relata.

O mercado está cada vez mais competitivo. Possuir um leque de especialidades é fundamental. “Este curso é uma excelente opção para quem busca estar em linha com as novas tendências”, finaliza Daiane.

Alunos da UCPel  e egressos têm 10% de desconto. Funcionários do Grupo APAC têm 50% de desconto.

Redação Betânia Bierhals