/ Notícias / UCPel lança curso inédito de Laserterapia
UCPel lança curso inédito de Laserterapia
28.02.2024 | 15:05 | #institucional #odontologia
UCPel lança curso inédito de Laserterapia

No mês de abril, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) dará início ao curso de extensão em Laserterapia, inédito no Rio Grande do Sul. A formação terá carga horária de 60h, com suas atividades sendo realizadas nos laboratórios da universidade e no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), para que os estudantes possam vivenciar, além de aulas práticas em laboratório, atendimentos clínicos e hospitalares. Os participantes serão habilitados para atuação com laser de alta e baixa intensidade, garantindo a prática clínica diária e o uso no ambiente hospitalar de forma segura, respeitando o limite de atuação do campo profissional, conforme a resolução 082/2008, do Conselho Federal de Odontologia.

Conforme relata a diretora do Centro de Ciências da Saúde, Patrícia Guerreiro, o curso abordará diversos aspectos físicos e biológicos do uso do Laser na Odontologia. Entre eles estão: o uso clínico dos diferentes comprimentos de onda, introdução aos lasers e LEDs, interação da radiação dos lasers com tecidos orais, diagnósticos por métodos ópticos, mecanismos de ação dos lasers em alta e baixa intensidade (e suas aplicações técnicas), terapia fotodinâmica, normas e regulamentos de segurança no uso de lasers e fontes de luz, entre outros.

Para a docente do curso, Camila Amaral, o diferencial da Laserterapia é a prática clínica com pacientes, tanto nas clínicas odontológicas quanto no hospital São Francisco de Paula. “O laser se trata de uma tecnologia que proporciona ação analgésica, modulação da inflamação e aceleração do reparo tecido alto, podendo ser utilizado em todas as especialidades dentro da odontologia, otimizando o tempo clínico e proporcionando resultados seguros e eficazes”.

A Odontologia da UCPel é nota máxima no MEC. A Laserterapia chega para somar com novos conhecimentos e modernização, contribuindo para a atualização da odontologia no Rio Grande do Sul. Esta habilitação tem foco profissional para graduados ou pós-graduados na área, que estiverem aptos e possuírem habilitação certificada pelo Conselho Federal de Odontologia.

Acesse o link e saiba mais.

Redação: Pedro Vargas