/ Notícias / UCPel firma convênio com Hospital Espírita de Pelotas
UCPel firma convênio com Hospital Espírita de Pelotas
08.03.2022 | 11:37 | #medicina
UCPel firma convênio com Hospital Espírita de Pelotas

Um novo espaço de aprendizagem passa a fazer parte da rotina acadêmica dos alunos do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A instituição firma nesta sexta-feira (11) um convênio com o Hospital Espírita de Pelotas (HEP) para a realização do estágio de Urgência e Emergência Psiquiátrica.

O HEP irá receber 10 alunos da Católica por semana, podendo alternar os estudantes conforme a necessidade do curso de Medicina. O acordo prevê a realização de plantões de atendimento psiquiátrico pelos acadêmicos do 5° e 6° anos, matriculados no estágio curricular obrigatório.

As atividades, que já começaram a ser realizadas, visam o desenvolvimento educacional de acordo com o projeto pedagógico da Medicina. A diretora do Centro de Ciências da Saúde, professora Moema Chatckin, explica que a UCPel quer ampliar as vivências dos estudantes proporcionando práticas que consolidem a formação do médico generalista qualificado para atuar em todos os níveis de atenção à saúde. “No caso do convênio com o HEP, proporcionamos experiência no pronto atendimento em saúde mental, completando a atuação nesta linha de atenção, que é relevante para a saúde pública”, destaca a professora.

A parceria entre UCPel e HEP se mantém até dezembro deste ano e será formalizada durante uma cerimônia no Salão de Atos da Reitoria. Assinam o acordo o reitor da UCPel, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, e o diretor-presidente do Hospital Espírita, Carlos José Machado Jardim.

Projeto Medicina UCPel

Com essa iniciativa passam a ser campo de estágio da Medicina da Católica o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), a Santa Casa e o Hospital Espírita de Pelotas. O convênio com a Santa Casa foi efetivado no fim do ano passado. Os novos locais de estágio fazem parte do Projeto Medicina UCPel - iniciativa focada na ampliação da área construída no Campus Dr.Franklin Olivé Leite (Campus Saúde) - com novos prédios, reestruturação e qualificação dos já existentes, novos espaços no HUSFP, além da  aquisição de equipamentos e qualificação do corpo docente. O curso de Medicina da Católica é considerado a maior escola médica do Rio Grande do Sul.

Redação: Alessandra Senna